O Fórum d'omeumeo
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Velocidade NÃo garantida, a menos que...

+5
neopayne
ruy_silva
R3volution
mr_zener
pixolex
9 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

Velocidade NÃo garantida, a menos que... Empty Velocidade NÃo garantida, a menos que...

Mensagem  pixolex Dom 31 Jan 2010, 00:16

Caros,

Deixo-vos aqui a minha experiência de velocidade NÃO Garantida e a forma como a resolvi. Em parte é coincidente com a experiência do bradpito descrita no post "De regresso à verdadeira fibra???".

Como a maioria de vocês, eu não tinha a velocidade de download contratada, no meu caso os 20Mbits. Desde o primeiro dia de instalação que fiz vários testes de velocidade: http://qos.sapo.pt ; http://www.speedtest.net ; http://speedmeter.fccn.pt. Todos os testes me davam sempre a mesma velocidade, dia ou noite, dia de semana ou fim de semana, os 16,9Mbits. Farto do assunto decidi ligar para o apoio técnico da fibra e um dos rapazes lá me acelerou a net para os 18,8Mbits e pediu que esperasse 24 horas para "estabilizar". Deixei passar uma semana e o raio da net fixa nos 18,8 nem mais bit nem menos bit, fosse em que teste de velocidade fosse. Lá voltei a ligar para o apoio técnico do meo fibra e atendeu-me uma senhora, simplesmente ridícula, nunca tive tal atendimento na vida, estava-me a passar um atestado de estupidez, senti-me insultado. A dita senhora depois de lhe dar os meus dados diz-me: "já tem uma configuração muito boa e não lhe posso fazer mais nada"; lá lhe expliquei que contratei um serviço de internet com velocidade garantida e de repente muda de discurso e diz que à porta de minha casa me garantia que tinha os 20Mbits. Mas o mais ridículo ainda estava para vir. Expliquei-lhe que o "à porta de minha casa" é uma das 4 portas do router que me obrigaram a utilizar, muito inferior ao meu, e como tal era lá que tinha que medir os 20Mbits por segundo. De repente a senhora diz-me que o meu problema não era técnico e sim comercial, que devia ler bem o contrato e contactar o comercial que me vendeu o serviço. Como já estava a perder a paciência decidi perguntar-lhe então que velocidade teria se tivesse contratado os 100Mbits, e a senhora responde-me que no máximo entre 70-80Mbits. Ai disse-lhe que sendo assim pelo menos até aos 20Mbits teriam que me fornecer com o meu contato. Não é que dei um nó no cérebro da senhora! Calou-se por momentos e de repente repetiu que não me podia fazer nada e insistia que o meu problema era comercial e não técnico. Lá pedi o nome da senhora e disse que iria fazer uma reclamação formal.

Contactei o comercial que me vendeu o serviço, que foi extremamente educado e compreensivo, que me pediu-me para lhe enviar um mail a contar o que lhe tinha contado, mais ou menos o que aqui escrevi.

Lá enviei o tal mail a descrever o problema que tinha. Inclui os nomes das pessoas com quem contactei no apoio técnico, fotografia com o PC ligado ao router pelo cabo fornecido e sem nenhuma box, e finalmente os printscreens das velocidades atingidas nos diferentes sites de medidas. No fim do mail informei que se o problema TÉCNICO não fosse resolvido que iria fazer uma queixa formal junto da ANACOM e da DECO por publicidade enganosa.

Nunca mais me disseram nada, mas passado uns dois ou três dia lá tinha os meus 20 e TAL Mbits.



RESUMINDO:

- Preferencialmente reclamem por mail para o provedor da PT (provedoria-cliente@telecom.pt)
- Por tópicos, de preferência com nomes, enumerem todos os contactos que fizeram com o apoio técnico e as respostas que obtiveram sem que o problema tivesse sido resolvido
- Mandem printscreens das velocidade obtidas nos sites de medidas, especialmente no site oficial do SAPO (http://qos.sapo.pt)
- Mandem uma foto a mostrar que têm o PC ligado ao router pelo cabo que foi fornecido (o amarelo) e que não têm mais nada ligado (boxs de tv)
- No fim digam que se o problema não for resolvido irão fazer reclamação formal junto da ANACOM e DECO por publicidade enganosa.

EM FORTUGAL RECLAMA-SE POUCO E PARA OS LOCAIS ERRADOS. Sejam exigentes, defendam os vossos direitos.

pixolex

Mensagens : 7
Data de inscrição : 30/01/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Velocidade NÃo garantida, a menos que... Empty Re: Velocidade NÃo garantida, a menos que...

Mensagem  mr_zener Dom 31 Jan 2010, 20:17

Ontem tive em diálogo com um técnico da PT, mesmo técnico, e na fibra, no patamar dos 100 mbps ,dificilmente consegues mais que 80~85 mbps.
No teu caso, 18 mbps é excelente, a meu ver! Se tivesses que te contentar com 4mbps mal medidos para os próximos 3 ou 4 anos....
A não esquecer que existe overhead! Para isso vou reclamar com quem fez a norma ethernet pq eu tenho uma rede de 100 mbps em casa e só consigo 98mbps Laughing

mr_zener

Mensagens : 65
Data de inscrição : 14/11/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Velocidade NÃo garantida, a menos que... Empty Re: Velocidade NÃo garantida, a menos que...

Mensagem  pixolex Dom 31 Jan 2010, 22:56

Mas eu tenho 20 e picos Mbits depois de ter reclamado Wink

Quanto ao problema dos 100Mbits, recomendo a comprar de um NIC a 1Gbits, e claro exigir um router com portas de 1Gbits Razz

pixolex

Mensagens : 7
Data de inscrição : 30/01/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Velocidade NÃo garantida, a menos que... Empty Re: Velocidade NÃo garantida, a menos que...

Mensagem  R3volution Seg 01 Fev 2010, 02:24

pixolex escreveu:Mas eu tenho 20 e picos Mbits depois de ter reclamado Wink

Essa é que é essa... agora não podem dar a eterna desculpa do "até". Se dizem que é garantido só tem de dar, caso contrário estão a fazer publicidade enganosa... e isso é ilegal!

R3volution

Mensagens : 115
Data de inscrição : 28/01/2009
Localização : Baixo-Alentejo

Ir para o topo Ir para baixo

Velocidade NÃo garantida, a menos que... Empty Re: Velocidade NÃo garantida, a menos que...

Mensagem  ruy_silva Seg 01 Fev 2010, 13:55

O problema é que está escrito no contracto de prestação de serviços algo diferente do "GARANTIDO" está lá "até", podem ler aqui http://www.meofibra.pt/SiteCollectionDocuments/PDFs/FormulrioCondiesEspeciaisMEO_20100123.pdf

É preciso ser chato e perder a paciência algumas vezes para conseguir a situação resolvida, pois como foi referido se para 100Mbits tenho 80 e tais porque é que para 20Mbits não tenho os 20? Se não há limitação técnica para chegar aos 80 os 20 deviam cá chegar sempre...

ruy_silva

Mensagens : 17
Data de inscrição : 04/01/2010
Localização : FARO

Ir para o topo Ir para baixo

Velocidade NÃo garantida, a menos que... Empty Re: Velocidade NÃo garantida, a menos que...

Mensagem  neopayne Seg 01 Fev 2010, 14:03

como os 100Mb xegam...os 20Mb...tb...os 50 e os 10Mb...tudo xega ate ao router...dai para a frente é ke ja fica mais complicado...pode ser a porta do router...cabos...placa...drivers...pc...anti virus...spyware...mallware...etc...

uma boa maneira de ver se podera existir algum problema na fibra...é se tiveres problemas de RF...o RF é o 1º serviço a ter anomalia se a fibra nao estiver bem...

neopayne

Mensagens : 212
Data de inscrição : 05/03/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Velocidade NÃo garantida, a menos que... Empty Re: Velocidade NÃo garantida, a menos que...

Mensagem  ruy_silva Seg 01 Fev 2010, 14:20

Como já referi noutros posts essa desculpa dos cabos dos drivers, é muito PT, não se passa nada com os cabos nem com drivers nem com nada que se pareça, o problema é que não chega cá os 20Mb.

Mas para registo foi feito todos os testes para concluir que não se passa nada com a instalação. Router ligado directamente ao pc, portátil e media center, testados isoladamente dá sempre o mesmo valor.

ruy_silva

Mensagens : 17
Data de inscrição : 04/01/2010
Localização : FARO

Ir para o topo Ir para baixo

Velocidade NÃo garantida, a menos que... Empty Re: Velocidade NÃo garantida, a menos que...

Mensagem  neopayne Seg 01 Fev 2010, 14:31

para kem percebe bem de informatica sabe as perdas ke existem...infelizmente existem sempre quebras...

neopayne

Mensagens : 212
Data de inscrição : 05/03/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Velocidade NÃo garantida, a menos que... Empty Re: Velocidade NÃo garantida, a menos que...

Mensagem  ruy_silva Seg 01 Fev 2010, 14:45

neopayne escreveu:para kem percebe bem de informatica sabe as perdas ke existem...infelizmente existem sempre quebras...

Existem, mas deveria ser a PT a compensar as quebras. Se manda 20 e chega 17, mandando 22 ou 23 já devia chegar perto dos 20...

ruy_silva

Mensagens : 17
Data de inscrição : 04/01/2010
Localização : FARO

Ir para o topo Ir para baixo

Velocidade NÃo garantida, a menos que... Empty Re: Velocidade NÃo garantida, a menos que...

Mensagem  neopayne Seg 01 Fev 2010, 14:55

nao é culpa da PT se isso acontece...nenhum fornecedor é obrigado a fazer tal coisa...

imagina ke tens spyware com fartura...so tens 7Mb...pq seria responsabilidade da PT compensar-te pela falta ke tens?? nao minha opiniao nao tem logica...

neopayne

Mensagens : 212
Data de inscrição : 05/03/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Velocidade NÃo garantida, a menos que... Empty Re: Velocidade NÃo garantida, a menos que...

Mensagem  ruy_silva Seg 01 Fev 2010, 15:06

Estamos a misturar coisas diferente. Estou a partir do principio que não há nenhum problema nem no pc nem na rede do cliente.
Estou a falar do caso conhecido e reportado por muitos utilizadores que tem o pacote de 20Mbits e não passam dos 17, tal como referido no inicio deste post.

ruy_silva

Mensagens : 17
Data de inscrição : 04/01/2010
Localização : FARO

Ir para o topo Ir para baixo

Velocidade NÃo garantida, a menos que... Empty Re: Velocidade NÃo garantida, a menos que...

Mensagem  mBiT Seg 01 Fev 2010, 15:49

neopayne escreveu:como os 100Mb xegam...os 20Mb...tb...os 50 e os 10Mb...tudo xega ate ao router...dai para a frente é ke ja fica mais complicado...pode ser a porta do router...cabos...placa...drivers...pc...anti virus...spyware...mallware...etc...

uma boa maneira de ver se podera existir algum problema na fibra...é se tiveres problemas de RF...o RF é o 1º serviço a ter anomalia se a fibra nao estiver bem...

Cada vez vejo melhores posts teus. Learning well, you are, my young padawan!
mBiT
mBiT

Mensagens : 1011
Data de inscrição : 04/09/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Velocidade NÃo garantida, a menos que... Empty Re: Velocidade NÃo garantida, a menos que...

Mensagem  mBiT Seg 01 Fev 2010, 15:57

pixolex escreveu:Mas eu tenho 20 e picos Mbits depois de ter reclamado Wink

Quanto ao problema dos 100Mbits, recomendo a comprar de um NIC a 1Gbits, e claro exigir um router com portas de 1Gbits Razz


E o que foi feito?
mBiT
mBiT

Mensagens : 1011
Data de inscrição : 04/09/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Velocidade NÃo garantida, a menos que... Empty Re: Velocidade NÃo garantida, a menos que...

Mensagem  pixolex Seg 01 Fev 2010, 22:21

Reclamei, conforme escrevi no primeiro post, depois abriram a torneira...sei eu lá como.

pixolex

Mensagens : 7
Data de inscrição : 30/01/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Velocidade NÃo garantida, a menos que... Empty Re: Velocidade NÃo garantida, a menos que...

Mensagem  luc Seg 01 Fev 2010, 23:00

pixolex escreveu:
Quanto ao problema dos 100Mbits, recomendo a comprar de um NIC a 1Gbits, e claro exigir um router com portas de 1Gbits Razz

Lá por um PC não conseguir atingir os 100Mbps, não quer dizer que eles não existam. Duas ou mais máquinas podem atingir esse valor combinado quando os consumos são simultâneos.

luc

Mensagens : 13
Data de inscrição : 06/12/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Velocidade NÃo garantida, a menos que... Empty Re: Velocidade NÃo garantida, a menos que...

Mensagem  ruy_silva Ter 02 Fev 2010, 00:15

Também reclamei de todas as maneiras possíveis e a questão não foi resolvida e não estou a ver que seja tão cedo. Ligam-me do serviço de reclamações da PT com mil e uma desculpas a dizer que não dá para ter os 20Mbits e que não há mesmo nada a fazer.
Se fosse uma limitação física (tipo o que acontece no ADSL) compreendia-se, mas não sendo é incompreensível.

ruy_silva

Mensagens : 17
Data de inscrição : 04/01/2010
Localização : FARO

Ir para o topo Ir para baixo

Velocidade NÃo garantida, a menos que... Empty Re: Velocidade NÃo garantida, a menos que...

Mensagem  pixolex Ter 02 Fev 2010, 01:25

Isso é muito certo, mas como consegues fazer um teste de velocidade com dois PCs ao mesmo tempo?

Só se for a fazer um download em cada PC de um ficheiro grande num FTP rápido (SAPO, nfsi,...).

pixolex

Mensagens : 7
Data de inscrição : 30/01/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Velocidade NÃo garantida, a menos que... Empty Re: Velocidade NÃo garantida, a menos que...

Mensagem  pixolex Ter 02 Fev 2010, 03:33

ruy_silva escreveu:Também reclamei de todas as maneiras possíveis e a questão não foi resolvida e não estou a ver que seja tão cedo. Ligam-me do serviço de reclamações da PT com mil e uma desculpas a dizer que não dá para ter os 20Mbits e que não há mesmo nada a fazer.
Se fosse uma limitação física (tipo o que acontece no ADSL) compreendia-se, mas não sendo é incompreensível.

Pergunta-lhes se podes mudar para o serviço de 100 Megas e se mudares que velocidade vais ter. Se for possível mudar e tiveres mais de 20 Megas então tecnicamente podes ter os 20 Megas que agora tens direito por contrato.

Para menos podemos ter sempre, para mais é que pode ser mais difícil.

pixolex

Mensagens : 7
Data de inscrição : 30/01/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Velocidade NÃo garantida, a menos que... Empty Re: Velocidade NÃo garantida, a menos que...

Mensagem  mBiT Ter 02 Fev 2010, 12:18

pixolex escreveu:Reclamei, conforme escrevi no primeiro post, depois abriram a torneira...sei eu lá como.

Mas envolveu alguma intervenção em tua casa?
mBiT
mBiT

Mensagens : 1011
Data de inscrição : 04/09/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Velocidade NÃo garantida, a menos que... Empty Re: Velocidade NÃo garantida, a menos que...

Mensagem  pixolex Ter 02 Fev 2010, 13:31

Claro que não!

Temos que ver que isto é fibra óptica, os problemas físicos estão a "anos luz" dos problemas do fio de cobre ou cabo coaxial.

Só pode haver dois tipos de problemas físicos: fibra defeituosa no caminho até ao teu prédio/casa, o que é difícil devido aos testes de qualidade exigidos quer ao fabricante quer posteriormente à passagem da fibra pelas empresas instaladoras; ou então fusões com atenuações muito grandes na passagem da coluna montante até tua casa. Fora isso todos os problemas que possam haver são simplesmente de configuração e "torneiras" fechadas pela PT.

pixolex

Mensagens : 7
Data de inscrição : 30/01/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Velocidade NÃo garantida, a menos que... Empty Re: Velocidade NÃo garantida, a menos que...

Mensagem  ruy_silva Dom 14 Fev 2010, 17:32

O problema da torneira parece ser conhecido mas é algo que a PT está a tentar esconder. O triste disto tudo é as tentativas de esclarecimento da parte do apoio técnico da PT.
De um momento para o outro o discurso mudou, agora dizem que só garantem a velocidade em condições óptimas da infraestrutura, mas quando se reporta o problema nunca é da infraestrutura deles é sempre do cliente. Mas pior é que não se dignam a fazer testes nada, pois sabem qual é o "problema".

Esclarecimentos adicionais foram-me dados por um técnico do departamento DQC/MGA/GTA-?/CDTA-? (a julgar para alguns tópicos daqui, parece que muitas vezes os técnicos da PT sabem menos ou até são induzidos em erro pelos próprios chefes de departamento, é o que dá haver muitos chefes...) que ao que parece tem exactamente o problema de muitos que tem os 20Mbits (17 reais) mas nada pode fazer, mesmo estando por dentro dos assuntos. Disse-me apenas para ir "chateando" para ver se quem tem responsabilidade de corrigir o faça.

ruy_silva

Mensagens : 17
Data de inscrição : 04/01/2010
Localização : FARO

Ir para o topo Ir para baixo

Velocidade NÃo garantida, a menos que... Empty Re: Velocidade NÃo garantida, a menos que...

Mensagem  pixolex Ter 16 Fev 2010, 19:11

Nunca se esqueçam que as velocidades são "GARANTIDAS"!

Escrevam! Reclamem para quem de direito!

A PT não é propriamente uma empresa de vão de escada com problemas financeiros. Vendem MUITO à conta da "VELOCIDADE GARANTIDA", logo têm que a dar.

Toca de mandar mails para o provedor do cliente da PT e se nada for feito mandem mails para a ANACOM. Caso a ANACOM receba muitos mails de diferentes utilizadores é obrigada a actuar.

pixolex

Mensagens : 7
Data de inscrição : 30/01/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Velocidade NÃo garantida, a menos que... Empty Re: Velocidade NÃo garantida, a menos que...

Mensagem  neopayne Ter 16 Fev 2010, 22:30

continuo a dizer o mm...podem nao gostar por parte eu tb nao...mas agora que anda a passar o anuncio do sapo fibra nas radios...as "letras pequeninas" que sao ditas realmente mt depressa...diz com todas as palavras velocidade garantida dentro da rede PT (central---> equipamentos na casa do clt) a partir do router...nao é garantida...nas letras mm mt pequenas dos anuncios do meo fibra com os gato fedorento tb o dizem...

legalmente...a PT nao esta a ser desonesta...moralmente a conversa ja é outra...

neopayne

Mensagens : 212
Data de inscrição : 05/03/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Velocidade NÃo garantida, a menos que... Empty Re: Velocidade NÃo garantida, a menos que...

Mensagem  ruy_silva Qua 17 Fev 2010, 02:21

neopayne escreveu:continuo a dizer o mm...podem nao gostar por parte eu tb nao...mas agora que anda a passar o anuncio do sapo fibra nas radios...as "letras pequeninas" que sao ditas realmente mt depressa...diz com todas as palavras velocidade garantida dentro da rede PT (central---> equipamentos na casa do clt) a partir do router...nao é garantida...nas letras mm mt pequenas dos anuncios do meo fibra com os gato fedorento tb o dizem...

legalmente...a PT nao esta a ser desonesta...moralmente a conversa ja é outra...

Volto a dizer o mesmo que já disse anteriormente, o problema aqui falado não tem nada a ver com a questão da rede dentro da casa do cliente.
O mínimo que a PT pode fazer numa situação dessas, é verificar se o problema é do cliente ou não, se for o cliente que resolva. O que se passa em quase todos os casos é que a PT usa essa mesma desculpa para não se dar ao trabalho...

ruy_silva

Mensagens : 17
Data de inscrição : 04/01/2010
Localização : FARO

Ir para o topo Ir para baixo

Velocidade NÃo garantida, a menos que... Empty Re: Velocidade NÃo garantida, a menos que...

Mensagem  neopayne Qua 17 Fev 2010, 11:37

remotamente e com um simples teste verifica-se logo isso...se o teste esta correcto com valores que estao dentro dos parametros so falta o pc do clt...a partir nao podemos fazer nada...as conf por defeito so da para ter os parametros base...se houvesse parametros manuais seria possivel dar mais 5MB ou mm 10Mb a mais do contractado...

neopayne

Mensagens : 212
Data de inscrição : 05/03/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Velocidade NÃo garantida, a menos que... Empty Re: Velocidade NÃo garantida, a menos que...

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos