O Fórum d'omeumeo
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Instalação MEO

+3
nipnip
lithos
d0id0
7 participantes

Ir para baixo

Instalação MEO Empty Instalação MEO

Mensagem  d0id0 Seg 12 Jan 2009, 15:58

Boas,


Se tudo correr bem no próximo sábado dia 17 serei mais um cliente MEO.

A pergunta que aqui faço, àqueles que já são clientes, é como são feitas as instalações?

Já soube que a TV chega através do cabo telefónico, mas e se eu não tiver uma tomada perto do local das TV's? Que soluções tem a MEO que não seja andar a passar calhas e fios pelas paredes?

Outra dúvida, vou querer o serviço em 2 TV's (sala e quarto) mas também vou precisar de ter Net no escritório. Quero também SportTv. Quantas box's preciso? Basta 1? São precisam 2?

Obrigado Smile

d0id0

Mensagens : 78
Data de inscrição : 12/01/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Instalação MEO Empty Re: Instalação MEO

Mensagem  lithos Seg 12 Jan 2009, 21:30

caro d0id0,

comecemos pelo princípio, o router irá ser ligado a uma tomada telefónica e será ele o responsável pela transferência de dados para as boxes e, consequentemente, para as televisões

pode haver duas soluções: caso os técnicos sejam portadores de equipamentos PLC, um dos equipamentos é ligado ao router e irá fazer a transferência de dados para outro equipamento PLC que estará ligado à box, isto tudo sem implicar a passagem de fios pela casa. uma nota importante, os PLC's são ligados à rede eléctrica da casa

a outra solução são de facto os cabos de rede, mais fiáveis do ponto de vista técnico mas implicam a passagem de fios pela casa, até certo ponto. quanto mais próximo estiver o router das televisões menos fio será usado claro

o router para além de ser responsável pela transferência de dados para as boxes, é também responsável pelo fornecimento de internet sem fios, portanto desde que tenhas equipamento necessário para receberes a net do router, não há grandes problemas

quanto ao número de boxes, depende... se pedires apenas uma, há a opção de se injectar o sinal na rede, mas ficas condicionado a ver na televisão sem box aquilo que está a dar na televisão com box. caso contrário, podes optar pelas duas boxes, uma em cada televisão e veres o que quiseres numa e noutra

quanto à SportTV, caso pretendas alugar nas duas boxes pagarás duas mensalidades

um abraço,

lithos

Mensagens : 279
Data de inscrição : 27/08/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Instalação MEO Empty Re: Instalação MEO

Mensagem  d0id0 Sex 16 Jan 2009, 17:00

Obrigado pela resposta lithos

Mas será possível que eu tenho de pagar 2 mensalidades à SportTv, se quiser ter acesso ao canal em 2 TV's diferentes?? Isto a meu ver é um completo roubo...

Outra questão, eu tenho uma tomada de telefone logo à entrada do apartamento no hall de entrada. Será possível eles instalarem-me aí o tal router wireless e depois daí transmitir o sinal à sala e ao meu quarto onde estarão as respectivas box's instaladas? Até que ponto a TV via wireless é fiável e sem falhas? E a mesma funciona bem até que distâncias?

Uma última questão, alguém aqui tem alguma TV montada num suporte de parede? Eu tenho um LCD no quarto nesses suportes e o mesmo não tem espaço para a box. Como poderei meter e onde a minha box no quarto??

O técnico vem cá amanhã por volta das 14h e eu gostava de saber de antemão aquilo com que posso contar Smile

d0id0

Mensagens : 78
Data de inscrição : 12/01/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Instalação MEO Empty Re: Instalação MEO

Mensagem  lithos Sex 16 Jan 2009, 17:59

primeiramente, como eu já tinha dito se pretenderes duas boxes pagarás duas mensalidades da SportTV, caso contrário poderá haver a possibilidade de injectar o sinal da primeira box na tua rede doméstica e teres apenas uma mensalidade do canal, mas aí sujeitas-te a ver na televisão sem box aquilo que está dar na televisão com box.

o router terá de ficar ligado a uma tomada telefónica e a uma tomada eléctrica (portanto convém que ambas estejam próximas). colocando o router na sala podem fazer a transferencia de sinal por cabo ou via wireless através de PLC. quanto à fiabilidade da tecnologia PLC é um assunto que eu domino pouco, mas posso dizer-te que depende muito da qualidade da tua rede eléctrica. quanto ao resto já não sei

eu tenho um lcd montado numa parede e tive oportunidade de esquematizar um suporte para colocar a box que fica lá na perfeição Laughing ou seja, coloquei dois suportes (sinceramente desconheço o nome dos objectos Smile ) e um vidro por cima, e ficou bem. é questão de tu mesmo tentares encontrar algum suporte de vídeo, por exemplo, que possa servir para box ou adaptares qualquer coisa como suporte à box

em geral podes contar com técnicos afáveis, mas às vezes esses não estão tão "disponíveis" Very Happy mas vai correr tudo bem, eles também são bem vigiados, portanto qualquer coisa reclamas

e não deixes nenhuma dúvida por esclarecer

um abraço,

lithos

Mensagens : 279
Data de inscrição : 27/08/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Instalação MEO Empty Re: Instalação MEO

Mensagem  d0id0 Dom 18 Jan 2009, 02:20

Veio hoje um técnico instalar-me o Meo e isto não correu nada bem...

Teve de passar um cabo pelo rodapé na sala, menos mal que era apenas pouco mais de 1 metro e mal se nota o cabo.

O pior foi no quarto. Tentou meter aquilo pela rede eléctrica e ao fim de 3 horas de insucessos atrás de insucessos desistiu. Disse-me que a qualidade da minha instalação eléctrica devia ser má e que não ia conseguir sinal. Se eu quisesse Meo no quarto teria de furar a parede que dá do quarto para a sala e passar um cabo.

Claro que a minha resposta foi prontamente negativa...

Agora tenho o Meo instalado apenas na sala, a funcionar bem, a internet tb funciona, ainda que com velocidades de download de apenas 2Gb qd a que tinha antes do Sapo conseguia 7Gb.

Mas ficar sem Meo no quarto?? Vou ponderar bem o que fazer, e provavelmente irei desistir disto tudo, uma vez que inicialmente queria o sistema a funcionar em 2 Tv's e só mo conseguiram instalar em uma delas Sad

d0id0

Mensagens : 78
Data de inscrição : 12/01/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Instalação MEO Empty Re: Instalação MEO

Mensagem  nipnip Dom 18 Jan 2009, 03:01

d0id0 escreveu:Veio hoje um técnico instalar-me o Meo e isto não correu nada bem...

Teve de passar um cabo pelo rodapé na sala, menos mal que era apenas pouco mais de 1 metro e mal se nota o cabo.

O pior foi no quarto. Tentou meter aquilo pela rede eléctrica e ao fim de 3 horas de insucessos atrás de insucessos desistiu. Disse-me que a qualidade da minha instalação eléctrica devia ser má e que não ia conseguir sinal. Se eu quisesse Meo no quarto teria de furar a parede que dá do quarto para a sala e passar um cabo.

Claro que a minha resposta foi prontamente negativa...

Agora tenho o Meo instalado apenas na sala, a funcionar bem, a internet tb funciona, ainda que com velocidades de download de apenas 2Gb qd a que tinha antes do Sapo conseguia 7Gb.

Mas ficar sem Meo no quarto?? Vou ponderar bem o que fazer, e provavelmente irei desistir disto tudo, uma vez que inicialmente queria o sistema a funcionar em 2 Tv's e só mo conseguiram instalar em uma delas Sad

tu é que só deixas-te instalar numa... não te esqueças disso... se a rede eléctrica é fraca e tem demasiadas interferências o técnico só fez o que pode que é propor uma alternativa...

nipnip

Mensagens : 272
Data de inscrição : 31/07/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Instalação MEO Empty Re: Instalação MEO

Mensagem  lithos Dom 18 Jan 2009, 14:21

amigo d0id0 o amigo nipnip tem razão

de facto nem todas as redes eléctricas têm a melhor qualidade por um derivado conjunto de factores, mas o PLC é uma de outras formas de fazer a instalação. ao técnico coube avaliar a qualidade da rede eléctrica e, obviamente, tomou um parecer negativo porque a qualidade não seria a melhor e tu sairias prejudicado

aconselho-te a ponderares melhor o cabo, se não gostas de ver cabos pelas casa podes colocar calha que sempre fica mais estético e com jeitinho nem o furo se fica a ver. pondera bem pois há sempre formas de contornar estas situações

um abraço,

lithos

Mensagens : 279
Data de inscrição : 27/08/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Instalação MEO Empty Re: Instalação MEO

Mensagem  d0id0 Dom 18 Jan 2009, 19:12

Caro nipnip,

Eu deixei apenas em 1 é verdade. Mas isso deve-se à incompetência de quem está atrás dos telefones do 16200, pois fui erradamente informado que não precisaria de passar cabos nem no quarto nem na sala, uma vez que as box's receberiam o sinal do router via wireless.

Parece que afinal, segundo o técnico que cá veio, isso não é possível, e as meninas apenas dizem isso para angariar mais instalações. Se me tivessem dito logo que tinha de passar cabo na sala e depois de fazer chegar o mesmo cabo ao quarto, eu nunca tinha sequer solicitado a instalação.

Se alguém aqui procedeu mal, não fui eu...

d0id0

Mensagens : 78
Data de inscrição : 12/01/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Instalação MEO Empty Re: Instalação MEO

Mensagem  nipnip Dom 18 Jan 2009, 20:54

d0id0 escreveu:Caro nipnip,

Eu deixei apenas em 1 é verdade. Mas isso deve-se à incompetência de quem está atrás dos telefones do 16200, pois fui erradamente informado que não precisaria de passar cabos nem no quarto nem na sala, uma vez que as box's receberiam o sinal do router via wireless.

Parece que afinal, segundo o técnico que cá veio, isso não é possível, e as meninas apenas dizem isso para angariar mais instalações. Se me tivessem dito logo que tinha de passar cabo na sala e depois de fazer chegar o mesmo cabo ao quarto, eu nunca tinha sequer solicitado a instalação.

Se alguém aqui procedeu mal, não fui eu...

procedeste... se não estavas interessado em ter apenas uma box devias ter aviso o técnico de imediato...

nipnip

Mensagens : 272
Data de inscrição : 31/07/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Instalação MEO Empty Re: Instalação MEO

Mensagem  d0id0 Seg 19 Jan 2009, 00:12

nipnip escreveu:
d0id0 escreveu:Caro nipnip,

Eu deixei apenas em 1 é verdade. Mas isso deve-se à incompetência de quem está atrás dos telefones do 16200, pois fui erradamente informado que não precisaria de passar cabos nem no quarto nem na sala, uma vez que as box's receberiam o sinal do router via wireless.

Parece que afinal, segundo o técnico que cá veio, isso não é possível, e as meninas apenas dizem isso para angariar mais instalações. Se me tivessem dito logo que tinha de passar cabo na sala e depois de fazer chegar o mesmo cabo ao quarto, eu nunca tinha sequer solicitado a instalação.

Se alguém aqui procedeu mal, não fui eu...

procedeste... se não estavas interessado em ter apenas uma box devias ter aviso o técnico de imediato...
Eu estava interessado nas 2 box's, mas estava apenas interessado nas condições que me tinham proposto inicialmente, sem fios.

Se eles me tivessem dito logo que não daria sem fios, eu não queria 2, nem 1 nem nenhuma box. Mas não, disseram-me que dava para instalar sem fios. O próprio técnico quando chegou disse que dava sem fios, e só depois de tentar é que viu que não conseguia.

Depois, é muito mais fácil culpar a instalação eléctrica de uma casa nova, que nunca deu qualquer tipo de problemas, do que admitir que a incapacidade de cumprir o prometido.

Claro que depois de 3h30m em que me deixou a sala e o quarto de pantanas, eu apenas o queria ver dali para fora... Só não pedi que ele levasse logo a box da sala, pois a meu ver este técnico deixava mt a desejar.

Amanhã ligo para lá e peço que me mandem um outro técnico, alguém mais jovem e com mais formação. Se efectivamente não me conseguirem proceder À instalação, deixo acabar o período experimental e peço o cancelamento imediato.

d0id0

Mensagens : 78
Data de inscrição : 12/01/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Instalação MEO Empty Re: Instalação MEO

Mensagem  lithos Seg 19 Jan 2009, 00:36

caro d0id0,

por lapso esqueci-me de te alertar para o facto de a primeira box ter de ser ligada por cabo de rede, passou-me mesmo agora quando li esta tua última mensagem é que me lembrei, embora já não vá a tempo

de qualquer das formas, não deixes terminar o período de experimentação que por sinal é de 15 dias. se o deixas acabar depois já não podes rescindir o contrato, só o podes fazer durante esse período de experimentação

um abraço,

lithos

Mensagens : 279
Data de inscrição : 27/08/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Instalação MEO Empty Re: Instalação MEO

Mensagem  nipnip Seg 19 Jan 2009, 02:09

d0id0 escreveu:
nipnip escreveu:
d0id0 escreveu:Caro nipnip,

Eu deixei apenas em 1 é verdade. Mas isso deve-se à incompetência de quem está atrás dos telefones do 16200, pois fui erradamente informado que não precisaria de passar cabos nem no quarto nem na sala, uma vez que as box's receberiam o sinal do router via wireless.

Parece que afinal, segundo o técnico que cá veio, isso não é possível, e as meninas apenas dizem isso para angariar mais instalações. Se me tivessem dito logo que tinha de passar cabo na sala e depois de fazer chegar o mesmo cabo ao quarto, eu nunca tinha sequer solicitado a instalação.

Se alguém aqui procedeu mal, não fui eu...

procedeste... se não estavas interessado em ter apenas uma box devias ter aviso o técnico de imediato...
Eu estava interessado nas 2 box's, mas estava apenas interessado nas condições que me tinham proposto inicialmente, sem fios.

Se eles me tivessem dito logo que não daria sem fios, eu não queria 2, nem 1 nem nenhuma box. Mas não, disseram-me que dava para instalar sem fios. O próprio técnico quando chegou disse que dava sem fios, e só depois de tentar é que viu que não conseguia.

Depois, é muito mais fácil culpar a instalação eléctrica de uma casa nova, que nunca deu qualquer tipo de problemas, do que admitir que a incapacidade de cumprir o prometido.

Claro que depois de 3h30m em que me deixou a sala e o quarto de pantanas, eu apenas o queria ver dali para fora... Só não pedi que ele levasse logo a box da sala, pois a meu ver este técnico deixava mt a desejar.

Amanhã ligo para lá e peço que me mandem um outro técnico, alguém mais jovem e com mais formação. Se efectivamente não me conseguirem proceder À instalação, deixo acabar o período experimental e peço o cancelamento imediato.

se deixas passar o período experimental tás feito e não tens por onde pegar...
o facto da casa ser nova e a instalação eléctrica também não quer dizer que esteja ok para usar plc e que não tenha demasiadas interferências

nipnip

Mensagens : 272
Data de inscrição : 31/07/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Instalação MEO Empty Re: Instalação MEO

Mensagem  rsegorbe Seg 19 Jan 2009, 03:02

Estava a ver que era o único com esses problemas de falta de "formação" dos técnicos de instalação (também uma casa nova).

Fazendo uma lista das ocorrências que surgiram durante a instalação de 2 box e pacote TV+Voz:

1º O técnico chegou às 15h00 (já com uma hora de atraso).
2º Instalou a 1ª box numa sala, que fica numa das pontas da casa (esta relativamente rápida, apesar de andar perdido na instalação eléctrica).
3º Por volta das 15h40, primeiro grande problema, instalação da 2º box na sala principal (que fica no meio da casa). Primeiro, não dava porque a sala ficava muito longe da outra, o que estranhei porque esta ficava no meio da casa e não na outra ponta.
4º Tentou no hall de entrada e já de vez em quando dava. Tentou resolver o problema durante 2 horas e nunca percebeu porque só dava de vez em quando (com inúmeras ligações para a central e com 2 deslocamentos à mesma, esta fica relativamente perto da minha casa). Isto apesar de sempre ter dito ao técnico que se ambas as divisões estavam à mesma distância da primeira box, logo não devia ser da distância, a que ele respondeu que o problema da sala era que a tomada eléctrica devia ter defeito.
5º Por volta das 18h00, surgiu-lhe então a brilhante ideia de furar paredes para fazer o fio passar do hall para a sala principal, o que foi de imediato recusado por mim, já que o meu irmão mora ao meu lado com uma casa semelhante e não tinha esse problema.
6º Por volta das 18h30, o técnico "amuou", com a minha recusa em furar paredes, deslocou-se sem avisar de nada à 1ª box, desmontou tudo, empacotou tudo e preparava-se para sair. Isto sem qualquer satisfação.
7º Quando questionado, já fora de casa do que estava a pensar fazer, disse que se ia embora que tinha perdido a tarde toda nisto e que não ia ganhar nada porque não tinha feito a instalação. Respondi-lhe que não tinha nada a ver com isso, já que isso é uma coisa que ele tinha que resolver com a PT e não comigo.
8º Após esta pequena "discussão" sugeri que se acalmasse e se podia ir ao carro buscar outro PLC para experimentar (só por curiosidade) e não é que já dava na sala!!!!
9º Depois pedi-lhe, só por curiosidade, para experimentar nos quartos, que ficam na outra ponta da casa e não é que também deu!!!
10º Às 20h05, instalação completa, técnico sai sem uma palavra, nem de boa noite e MEO a funcionar.

Nota: durante todo o processo, o técnico disse que só dá imagem quando a luz está verde no PLC, no entanto, quando a imagem deu, de vez em quando ficava vermelha e a imagem continuava a dar, com o técnico muito admirado a dizer que era impossível

Tudo isto para dizer que é preciso ter sorte com quem nos calha na instalação e não deixem furar as paredes. o que eles querem é ter o menor trabalho possível na instalação.

rsegorbe

Mensagens : 30
Data de inscrição : 22/10/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Instalação MEO Empty Re: Instalação MEO

Mensagem  nipnip Seg 19 Jan 2009, 03:10

não te admires se daqui as uns tempos começares a ter problemas com a box que tem o plc que de vez em quando fica com o led vermelho ligado

mais uma vez digo... casa nova não significa rede eléctrica perfeita e sem interferências..

nipnip

Mensagens : 272
Data de inscrição : 31/07/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Instalação MEO Empty Re: Instalação MEO

Mensagem  d0id0 Seg 19 Jan 2009, 12:36

Para quando está previsto que o Meo possa chegar a nossas casas por cabos de fibra óptica? E se chegasse através do coaxial tb não dava estes problemas todos, pois poderíamos usar as instalações de TV já existentes nas casas.

A mim faz-me confusão ter duas tomadas de telefone no quarto e ter de andar a furar a parede para levar o cabo da sala para o quarto... Porque não podem usar os cabos das outras tomadas??

d0id0

Mensagens : 78
Data de inscrição : 12/01/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Instalação MEO Empty Re: Instalação MEO

Mensagem  lccfaro Dom 15 Mar 2009, 03:08

E não podia passar o cabo de rede pela calha do telefone ou de uma antena de tv ( caso exista) ?

lccfaro

Mensagens : 1
Data de inscrição : 15/03/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Instalação MEO Empty Re: Instalação MEO

Mensagem  lupuispis Seg 16 Mar 2009, 00:39

Ontem aderi ao Meo, finalmente já existe na minha cidade. Gostava de saber se alguem teve problemas por ter pedido a instalação para a noite?

lupuispis

Mensagens : 4
Data de inscrição : 19/06/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Instalação MEO Empty Re: Instalação MEO

Mensagem  lithos Seg 16 Mar 2009, 20:06

É assim, se os horários forem respeitados, em princípio, não ocorrerão quaisquer problemas.

No entanto, ter uma instalação agenda para o período da noite aumento a probabilidade de ser adiada e eu explico o porquê. Podem surgir imprevistos de última hora em que uma instalação tenha uma duração maior do que o previsto e então isso altera todo o quadro de instalações daquele dia.

Mas tirando isso e desde que os técnicos se apresentem bem dispostos tudo bem. Very Happy

Um abraço!

lithos

Mensagens : 279
Data de inscrição : 27/08/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Instalação MEO Empty Re: Instalação MEO

Mensagem  trintuzinho Sex 20 Mar 2009, 00:24

Amigo rsegorbe perdeste uma optima oportunidade de ficares com MEO á maneira. Mas claro que a casa é tua... Apesar de tudo nao me parece que o tecnico tenha tido má fé. Dá muito mais trabalho passar um cabo do que configurar uns PLC´s. Compreendo o amuo do tecnico não compreendo que o tenha deixado comparecer mas não é facil chegar ao fim de 5 horas de trabalho e não receber nada por isso (mas como tu disseste isso é entre a PT e o técnico)

A fibra não vai chegar a casa de toda a gente ao mesmo tempo (como é obvio) e quando chegar vai passar a ser possivel ver TV em todas tomadas coaxiais de casa como acontece com a TVcabo.

Cumprimentos

trintuzinho

Mensagens : 25
Data de inscrição : 05/03/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Instalação MEO Empty Re: Instalação MEO

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos