O Fórum d'omeumeo
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Expandir wireless do TG784 com um DIR-300?

4 participantes

Ir para baixo

Expandir wireless do TG784 com um DIR-300? Empty Expandir wireless do TG784 com um DIR-300?

Mensagem  Drac0nian Seg 29 Jun 2009, 12:56

Boas a todos!

Já ando há uns dias a batalhar para aumentar o sinal wireless do Thomson TG784 mas sem sucesso Sad
Antes da instalação do MEO, utilizava um router Asus WL-600g que me dava sinal wireless praticamente na casa toda, mas desde a colocação do Thomson que o sinal é mais fraco.

Ja tentei ligar o Asus ao thomson, mas tenho freezes de imagem nas boxes quando ligo a rede wireless (mesmo com DHCP desactivado). Pensei que o problema fosse do router e comprei um D-Link DIR-300 (http://www.dlink.com.ph/products/dlhome.asp?sec=&pid=602) para experimentar.

Passei o fim de semana em testes, mas sem sucesso. Experimentei ligar o thomson á porta WAN do dlink, ligar a uma das 4 portas de rede, configurar wireless com e sem dhcp, fazer reservas de dhcp para as 2 box's que tenho da motorola, colocar o dlink em modo AP... sem sucesso, o wireless funciona mas as box's em cada 5mins +/- têm um freeze.

Não sei se é alguma coisa que me está a escapar, ou se defenitivamente tenho que ficar condicionado ao sinal (fraco) wireless do thomson Sad
Alguem daqui tem conhecimento sobre estes dlinks e já meteu algum a funcionar, ou existe alguma forma (100% livre de problemas) de colocar um AP/router para aumentar o alcance wireless?

Desde já obrigado a todos.

Drac0nian

Mensagens : 4
Data de inscrição : 29/06/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Expandir wireless do TG784 com um DIR-300? Empty Re: Expandir wireless do TG784 com um DIR-300?

Mensagem  Drac0nian Qui 02 Jul 2009, 11:52

Bem, vou postar aqui o ponto de situação das minhas experiencias Wink

Com o firmware que vinha de origem com o DIR-300 é para esquecer... mesmo com o dhcp desactivado, com e sem wireless activo ambas as boxs do meo davam freeze na imagem, quase de minuto a minuto e com duração de alguns segundos.

Encontrei um firmware DD-WRT (http://www.dd-wrt.com) que acabei por instalar no dlink. Bem.. foi uma trabalheira para conseguir encavalo dentro do dlink, mas la foi. A primeira versão que testei (v24), tinha algumas falhas, perdia comunicação com o router dlink e com o thomson, as box's continuavam com freezes, mas sempre deu para ver uma coisa curiosa nos logs ao activar o dhcp forwarder... o lease que as box's tinham de ip era apenas de 60s, apesar de no router thomson estar defenido para tempo infinito de lease... e esses 60s são precisamente a origem dos freezes... sempre que a box manda um discovery por dhcp server a imagem congela, o que leva a uma teoria que ainda vou investigar (se conseguir) que configurando (se possível) as box's para ip estático resolve-se o problema... a ver no futuro...

Voltando á versão de firmware, voltei a fazer o update do dlink para outra versão (v24 sp2), através do webgui, esta versão muito mais estável. Fico impressionado com a quantidade de funcionalidades que este firmware trás para até routers 'básicos' como o dlink...
Com a nova versão tenho o dhcp server desactivado, o router thomson ligado numa porta de rede (não na WAN) juntamente com o router thompson, 1 box e uma ps3 nas outras portas, wan desactivada no router, wireless configurado como AP e wpa(tkip+aes).
Até aqui sem problemas, nunca mais tive freezes de imagem na box, e sinal wireless distribuido.... ás vezes Sad e aqui esta outro problema. Com a box do meo ligada simplesmente o sinal wireless desaparece, não detecto nenhuma rede wireless. Assim que faço poweroff da box o wireless fica novamente operacional.

Ainda não sei se tem alguma coisa a haver com o canal (11) que estou a utilizar no wireless, mais logo já vou testar noutro canal.
Outra hipotese que estou a considerar é criar 2 vlan's, uma para (box meo+ router meo) outra para (wireless + router meo e restantes portas rede), não sei se isto vai funcionar, mas assim que tiver novidades venho cá postar, sempre pode ajudar alguem que esteja com os mesmos problemas.

Drac0nian

Mensagens : 4
Data de inscrição : 29/06/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Expandir wireless do TG784 com um DIR-300? Empty Re: Expandir wireless do TG784 com um DIR-300?

Mensagem  pedantilva Ter 07 Jul 2009, 00:42

Será que com um boost no router thomson não consegues o que pretendes?

Tens aqui um exemplo de como fazê-lo:
https://www.youtube.com/watch?v=u0uYtm-b3O4
Este está nice, mas menos estético....
https://www.youtube.com/watch?v=OYAYerjLbZE

Podes sempre comprar uma antena melhor....

Estás a pensar fazer as VLAN's no Thompson ou no Dlink?
Se é no Thomson, tens acesso ssh? ou telnet?

pedantilva

Mensagens : 11
Data de inscrição : 07/07/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Expandir wireless do TG784 com um DIR-300? Empty Re: Expandir wireless do TG784 com um DIR-300?

Mensagem  Drac0nian Ter 07 Jul 2009, 11:49

boas,

obrigado pela resposta, mas queria algo mais convencional do que andar a fazer mods para a antena Wink

As vlan's que pretendo são no D-link, e com o firmware dd-wrt v24sp2 tenho acesso por telnet,ssh,webgui.
Uma coisa que estou a estranhar é que quando levo o portatil para perto de uma das box's do meo (motorolla) o sinal wireless desce em muito ou não consigo mesmo captar rede quando a box esta ligada.... independentemente do canal wireless k esteja a utilizar.... estranho scratch

Drac0nian

Mensagens : 4
Data de inscrição : 29/06/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Expandir wireless do TG784 com um DIR-300? Empty Re: Expandir wireless do TG784 com um DIR-300?

Mensagem  pedantilva Ter 07 Jul 2009, 12:33

Boas,

Eu para aumentar o meu nível de sinal e a distribuição da casa uso o meu router Asus wl-500w da seguinte forma:

O thompson liga directamente à rede ADSL
numa das portas do thompson tenho o Asus ligado em modo de routing (o asus está na porta wan).
Alterei as atribuições de IP do ASUS de 192.168.1/32 para 192.168.0/32, para não fazer conflito com a rede do thompson.
Atribuí como default gateway do ASUS o 192.168.1.254 (endereço do thompson)
Atribui como primary DNS do Asus o mesmo IP (192.168.1.254).

Com isto consigo ter o meu ASUS com Oleg a aumentar o sinal e a funcionar como servidor de SVN Very Happy

Cumps,
Pedantilva

pedantilva

Mensagens : 11
Data de inscrição : 07/07/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Expandir wireless do TG784 com um DIR-300? Empty Problema - WDS - Bridge

Mensagem  Adore Qui 10 Set 2009, 17:27

Boas! Eu tb tenho andado atrás de uma solução para aumentar o sinal do Thomson TG784, mas tá dificil! Ao que parece este equipamento não suporta WDS! :s
Pretendia aumentar o sinal com um router Asus WL-520GU, servindo como repetidor! Já me aconselharam instalar firmware's DD-WRT, mas como não sei bem naquilo que vou mexer, ou aquilo que vou fazer, nem sabendo se será realmente necessário, para já não instalo!

pedantilva tu que ao que parece tens o msm equipamento da MEO e também um router Asus, apesar de ser um modelo diferente, consegues-me ajudar? É que o sinal da MEO é mesmo muito fraco, ainda por cima o raio da antena não dá para substituir!

Já andei a experimentar a cena do WPS mas também não cheguei a lado nenhum! Para piorar o casa, pouco percebo de redes!

Alguém me consegue ajudar?

Obrigado

Adore

Mensagens : 3
Data de inscrição : 10/09/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Expandir wireless do TG784 com um DIR-300? Empty Re: Expandir wireless do TG784 com um DIR-300?

Mensagem  G@MES Sex 11 Set 2009, 00:28

Façam uma antena unidireccional (cantenna) comprem uma lata de Pringles, comam as batatas e utilizem-na depois para direccionar o sinal wireless

G@MES

Mensagens : 29
Data de inscrição : 26/08/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Expandir wireless do TG784 com um DIR-300? Empty Re: Expandir wireless do TG784 com um DIR-300?

Mensagem  pedantilva Sex 11 Set 2009, 12:19

Adore escreveu:Boas! Eu tb tenho andado atrás de uma solução para aumentar o sinal do Thomson TG784, mas tá dificil! Ao que parece este equipamento não suporta WDS! :s
Pretendia aumentar o sinal com um router Asus WL-520GU, servindo como repetidor! Já me aconselharam instalar firmware's DD-WRT, mas como não sei bem naquilo que vou mexer, ou aquilo que vou fazer, nem sabendo se será realmente necessário, para já não instalo!

pedantilva tu que ao que parece tens o msm equipamento da MEO e também um router Asus, apesar de ser um modelo diferente, consegues-me ajudar? É que o sinal da MEO é mesmo muito fraco, ainda por cima o raio da antena não dá para substituir!

Alguém me consegue ajudar?

Obrigado

Apenas necessitas de ligar a porta WAN do router Asus a uma porta LAN do router tompson, e depois usar o easy setup da ASUS para proceder à configuração como Acess Point.
Não esquecer que o Gateway e o DNS server são o do tompson (192.168.1.254).

pedantilva

Mensagens : 11
Data de inscrição : 07/07/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Expandir wireless do TG784 com um DIR-300? Empty Re: Expandir wireless do TG784 com um DIR-300?

Mensagem  Adore Sex 11 Set 2009, 12:56

Pois, mas a ideia era não utilizar cabos entre o Asus e o Router! Mandar o sinal de net, do Thomson para o Asus por Wireless!

Adore

Mensagens : 3
Data de inscrição : 10/09/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Expandir wireless do TG784 com um DIR-300? Empty Re: Expandir wireless do TG784 com um DIR-300?

Mensagem  pedantilva Sex 11 Set 2009, 13:49

Nesse caso penso que o software da Asus não permite esse tipo de abordagem.
Não sei qual será o procedimento, pois tens de ter a interface de rede wireless a receber e a enviar sinal.

Sem dúvida que terás de meter um WRT (dd-wrt ou openwrt) ou outro, depois pode ser que encontres um bom tutorial de como configurar da forma que pretendes, eu isso nunca fiz.

pedantilva

Mensagens : 11
Data de inscrição : 07/07/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Expandir wireless do TG784 com um DIR-300? Empty Re: Expandir wireless do TG784 com um DIR-300?

Mensagem  Adore Sex 11 Set 2009, 14:11

Pois... foi o que fiz ontem Smile agora só falta o tutorial! Smile se tiveres por aí algum, agradeço!

Adore

Mensagens : 3
Data de inscrição : 10/09/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Expandir wireless do TG784 com um DIR-300? Empty Re: Expandir wireless do TG784 com um DIR-300?

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos