O Fórum d'omeumeo
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Aborrecimentos com o serviço MeoFibra

3 participantes

Ir para baixo

Aborrecimentos com o serviço MeoFibra Empty Aborrecimentos com o serviço MeoFibra

Mensagem  halnaweb Sex 24 Jul 2009, 14:15

Desde Maio de 2009 que estamos no plano de testes do serviço MeoFibra, é um serviço gratuíto durante 6 meses. O objectivo consiste em efectuar testes com o serviço que o meo fibra disponibiliza.

É natural, por ser um serviço de testes, que haja problemas, já é esperado.
Após a migração do cobre para fibra temos notado diversos problemas, sendo o mais grave a quebra do sinal de linha telefónica.
Agora, uma coisa é existir problemas técnicos que são resolvidos caso a caso, outra é incompetência dos serviços técnicos da MEO. Falo claro, so serviço de atendimento do cliente.

Quando ligamos o 707 20 30 30, a reportar uma situação técnica, começam os problemas, pois o atendimento é feito por gente sem qualquer formação técnica, digo isto como gestor de sistemas informático que sou e não como um utilizador comum (coitados dos demais utilizadores - estão entregues à bicharada).
Bom, este é sem dúvida alguma a parte que lamento, pois embora haja uma linha técnica (a sério) do meo fibra, o atendimento inicial pelo pessoal que está lá a granel a trabalhar não dá uma resposta coerente! Chega a haver momentos que quando ligo, pedem-me logo o número de contacto para falarem comigo posteriormente. Não caio nisso, exijo sempre falar com alguém competente, nem que tenha que esperar.

Este é o grande problema dos call centers. O da Pt então, é uma tristeza, pois já me infiltrei lá a trabalhar durante um mês para perceber como é que o serviço funciona! Pois posso dizer-vos que o pessoal leva uma formação á pressão durante 3 semanas, e em termos técnicos deixa muito a desejar.
Será fácil entenderem que se uma pessoa não tem qualquer formação técnica nas TIC não é em 3 semanas que fica um expert!

Embora o sistema informático pela consola, ou melhor pelo interface que os telefonistas têm, para a parte técnica, a verdade é que a grande maioria do pessoal não sabe usar ou saber o que procurar.Enfim...

Sleep
halnaweb
halnaweb

Mensagens : 13
Data de inscrição : 24/07/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Aborrecimentos com o serviço MeoFibra Empty Re: Aborrecimentos com o serviço MeoFibra

Mensagem  meomainzer Sex 24 Jul 2009, 14:31

Sou da mesma opinião, mas sempre foi assim, já no sapo adsl antes de haver meo.

Mais uma razão porque prefiro o mail. Se vou ligar para um nº de assistência pago exijo no mínimo algum conhecimento técnico da parte dos operadores, como isso não acontece...meo@telecom.pt
meomainzer
meomainzer

Mensagens : 586
Data de inscrição : 24/07/2008
Idade : 47

Ir para o topo Ir para baixo

Aborrecimentos com o serviço MeoFibra Empty Re: Aborrecimentos com o serviço MeoFibra

Mensagem  halnaweb Sex 24 Jul 2009, 15:26

pois... mas não deixa de ser lamentável o mau serviço proveniente de uma empresa como esta. O mal disto tudo, é a pt não ter pessoal próprio dos seus quadros. Esta malta nos call centers são apenas carne enlatada proveniente das empresas de trabalho temporário. Mal pagos, explorados, ainda por cima vivem na corda bamba, com uma pressão constante e por vezes uma forte arrogância e desprezo da parte dos supervisores dos call centers. Curiosamente esses também vêm de empresas de trabalho temporário.

E temos isto assim, e o mais perigoso à parte das questões técnicas, é a possibilidade que este pessoal tem em efectuar consultas dos clientes da pt ou do MEO.
e qd digo consultas é tudo! moradas, telefones, histórico de facturação, situações de incumprimentos, tá lá tudo à distância de um clique. E não me venham falar em permissões de acesso porque pela falta de responsabilidade dos próprios supervisores deixam os acessos ao sistema completamente livres.

E no meio desta saganhada, estamos nós, os clientes! Depois claro, as pessoas aborrecem-se cansam-se gastam fortunas com chamadas para números 707 e anda assim. Mas soube entretanto que já alguém colocara estes problemas ao provedor do cidadão da própria PT e que a resposta não foi favorável. Como quem diz... São mecanismos de suporte ao cliente que têm que funcionar deste modo!
halnaweb
halnaweb

Mensagens : 13
Data de inscrição : 24/07/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Aborrecimentos com o serviço MeoFibra Empty Re: Aborrecimentos com o serviço MeoFibra

Mensagem  mBiT Sex 24 Jul 2009, 16:58

O que tu dizes sobre os callcenters, é o normal de hoje em dia, e, se fores a outras empresas com callcenters, até encontras pior.

Esmagadora maioria que vai para os callcenters, não é para seguir carreira, nem se preocupam mto com o que fazem. Muitos nem passam de umas semanas ou meses lá, baldam-se quando querem, etc.. Aquilo é-lhes apenas para pagar os copos e saidas à noite. É claro, que, depois nas avaliações são prejudicados, e até podem chegar a ver o ordenado reduzido, mas, para quem vive em casa dos papás, o dinheiro continua a chegar para o que querem...

Em relação ao teu problema, se és/estavas num piloto, deverias ter um nº próprio e não o 707... A avaria que falas, do telefone deixar de funcionar, poderá ser um problema no router ou telefone, mas com os detalhes que destes não dá para perceber...
mBiT
mBiT

Mensagens : 1011
Data de inscrição : 04/09/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Aborrecimentos com o serviço MeoFibra Empty Re: Aborrecimentos com o serviço MeoFibra

Mensagem  halnaweb Sex 24 Jul 2009, 18:18

mBiT escreveu:O que tu dizes sobre os callcenters, é o normal de hoje em dia, e, se fores a outras empresas com callcenters, até encontras pior...

Eu não censuro directamente o pessoal que vai para lá trabalhar, mas sim a estrutura. Claro que, como dizes e bem, muitos estão lá só para ganhar uns trocos e outros... porque não arranjam mais nada. O problemea está na própria estrutura.

Quanto aos problemas do piloto, estão a ser resolvidos gradualmente. E muitos destes identificados inicialmente demoraram mais tempo por erros de despiste e arrogância por não aceitar da parte do cliente um aconselhamento técnico. Estilo... eu é que sei, o cliente é burro. Mais tarde.. claro, tiveram uma epifania e orgasmicamente concluíram que era como lhes indicava inicialmente.

Agora, ando a chateá-los para ter os mesmos serviços que tinha anteriormente no cobre. Nomeadamente a ocultação/inibição do número chamador, e o mais útil... Voice Mail. Resposta dos técnicos:Com o serviço voip não é possível inibir o número, nem tão pouco ter voice mail!

Como não enguli o disparate, perguntei-lhe qual era o contacto das compras para lhes vender a solução maravilha com centrais voip da Cisco! Azar do caraças, na minha empresa temos isto a funcionar! Very Happy

Pedi-lhe o nome completo e disse-lhe que ia efectuar um relatório técnico aos serviços centrais do MEO, pela falta de competência técnica, e mais grave, dar uma resposta para o qual nem estava habilitado tecnicamente para o fazer! Porque evidentemente iria identificar-me na condição de cliente, e técnico profissionalmente.

Sabes qual foi a resposta imediata? Pediu desculpas, disse que não era técnico e que pensava que era como ele dizia! E é isto que deveria haver contrôlo, e claro que escrevi e continuo a reportar estas situações, além do mais, eles devem ficar agradecidos pois na realidade é uma das funções do piloto, é reportar problemas e situações que vão surgindo.

Quanto ao serviço de internet, é uma maravilha e não me queixo! Velocidade de download 93Mbps, upload de 25. Isto quando efectuo o teste com o Linux, no Windows é pouco menos do download e o upload vai para os 20...19... varia sempre
halnaweb
halnaweb

Mensagens : 13
Data de inscrição : 24/07/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Aborrecimentos com o serviço MeoFibra Empty Re: Aborrecimentos com o serviço MeoFibra

Mensagem  mBiT Sex 24 Jul 2009, 21:58

halnaweb escreveu:
mBiT escreveu:O que tu dizes sobre os callcenters, é o normal de hoje em dia, e, se fores a outras empresas com callcenters, até encontras pior...

Eu não censuro directamente o pessoal que vai para lá trabalhar, mas sim a estrutura. Claro que, como dizes e bem, muitos estão lá só para ganhar uns trocos e outros... porque não arranjam mais nada. O problemea está na própria estrutura.

Quanto aos problemas do piloto, estão a ser resolvidos gradualmente. E muitos destes identificados inicialmente demoraram mais tempo por erros de despiste e arrogância por não aceitar da parte do cliente um aconselhamento técnico. Estilo... eu é que sei, o cliente é burro. Mais tarde.. claro, tiveram uma epifania e orgasmicamente concluíram que era como lhes indicava inicialmente.

Agora, ando a chateá-los para ter os mesmos serviços que tinha anteriormente no cobre. Nomeadamente a ocultação/inibição do número chamador, e o mais útil... Voice Mail. Resposta dos técnicos:Com o serviço voip não é possível inibir o número, nem tão pouco ter voice mail!

Como não enguli o disparate, perguntei-lhe qual era o contacto das compras para lhes vender a solução maravilha com centrais voip da Cisco! Azar do caraças, na minha empresa temos isto a funcionar! Very Happy

Pedi-lhe o nome completo e disse-lhe que ia efectuar um relatório técnico aos serviços centrais do MEO, pela falta de competência técnica, e mais grave, dar uma resposta para o qual nem estava habilitado tecnicamente para o fazer! Porque evidentemente iria identificar-me na condição de cliente, e técnico profissionalmente.

Sabes qual foi a resposta imediata? Pediu desculpas, disse que não era técnico e que pensava que era como ele dizia! E é isto que deveria haver contrôlo, e claro que escrevi e continuo a reportar estas situações, além do mais, eles devem ficar agradecidos pois na realidade é uma das funções do piloto, é reportar problemas e situações que vão surgindo.

Quanto ao serviço de internet, é uma maravilha e não me queixo! Velocidade de download 93Mbps, upload de 25. Isto quando efectuo o teste com o Linux, no Windows é pouco menos do download e o upload vai para os 20...19... varia sempre


O voip do meo/sapo (e a esmagadora maioria dos voips) não suporta serviços adicionais.

Esse técnico/operador não foi incompetente ao dizer-te que o serviço voip do meo era assim, tu é que não aceitaste a palavra dele/ou entendeste mal.

Provavelmente, só encontrarás um serviço voip com características próximas ao antigo serviço de voz analógico da PT, num produto comercial para empresas, mas, não deve ser nada barato.

E essas caixinhas da cisco que fazem voip com serviços adicionais, devem andar nas centenas ou milhares de euros, e acima disso, acresce o contracto com o fornecedor de voip...
mBiT
mBiT

Mensagens : 1011
Data de inscrição : 04/09/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Aborrecimentos com o serviço MeoFibra Empty Desculpa discordar..

Mensagem  halnaweb Dom 26 Jul 2009, 14:20

Desculpa discordar contigo mas, em boa verdade foi o próprio MEO que em Janeiro ou Fevereiro deste ano, não sei precisar a data exacta, fui contactado pelo MEO para instalar o serviço piloto de fibra. Embora o serviço de testes só teve lugar a partir de Maio, estava firmado entre o MEO e o cliente piloto que os serviços existentes seriam migrados. Quer isto dizer que neste caso tínhamos a ocultação do número e voice mail sobre o serviço de cobre da PT, a net do sapo, e seria tudo migrado do forma tranquila. E realmente, assim aconteceu, até certo ponto.

Agora dizem-me que estão a ultimar estas situações ( voice mail e Ocultação do número chamador) , para possibilitar a ocultação do número chamador e activação do Voice Mail.

Quanto à questão das caixinhas da Cisco que referiste, posso dizer-te que tenho informações que a própria PT está a efectuar upgrades para este sistema. Soube inclusivé,com outros clientes piloto, que necessitam do Voice Mail, estão igualmente a ponderar desistir deste serviço.

Um exemplo:
Se fores profissional liberal, permite-te ter um escritório em casa, e claro, usufruis da fibra para a tua actividade. Agora imagina que quando te ausentas, necessitas de ter algo que registe as chamadas. Faz sentido voltar a comprar telefones com gravador de chamadas? Voltamos ao antigamente, ou compete aos ISP quando lançam um serviço, deverão ter em conta aquilo que existe já.

Não é suposto voltar atrás, e igualmente não "engulo" quando me dizem que o voip é uma tecnologia muito recente, e que é natural que haja algumas quebras, etc... Recordo que num ano com voip com o sapo nunca detectei problemas com o telefone voip. Talvez tenha tido necessidade de reiniciar um router uma ou 2 vezes (Thompson Speedtouch 780WL). router muito porreiro por sinal.

Podiam por exemplo, no MEO, em vez de distribuír aos clientes routers adsl normais, Colocavam outros routers, melhores com voice mail integrado. Não é nada de mais comparado com o que tenho visto no mercado. É caro? Bom, as compras dos ISP, são sempre ás paletes, de certeza que sai mais barato. Até porque existem muitas soluções residenciais neste sentido. Posso tentar encontrar a documentação e transcrever para este fórum.

Recordo-me de uma bastante interessante, que consistia em recebermos um mail na caixa de correio sempre que entrar um voice mail. Posteriormente entramos no painel de administração do router e acedemos á mensagem através de um ficheirito em MP3.

Já tinha testado algo assim à uns anos atrás, com o Skype, e era funcional. Criava uma tabela com data,hora, número e o link para o ficheiro. Isto ficava no nosso pc. E não falo de chamadas entre pc's via skype, mas sim entre telefones normais nacionais e estrangeiros para o meu pc. Portanto... acho que não há motivos técnicos para que os operadores não ofereçam estas soluções. Né?
Very Happy
halnaweb
halnaweb

Mensagens : 13
Data de inscrição : 24/07/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Aborrecimentos com o serviço MeoFibra Empty Re: Aborrecimentos com o serviço MeoFibra

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos