O Fórum d'omeumeo
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Dúvidas sobre Alta Definição (HD)

+4
mmneto
Piotr
Nuno Nunes
BrunoS
8 participantes

Ir para baixo

Dúvidas sobre Alta Definição (HD) Empty Dúvidas sobre Alta Definição (HD)

Mensagem  BrunoS Seg 16 Jun 2008, 12:48

Olá a todos,
Como no meo temos a Alta Definição, se tiverem dúvidas sobre HD (ou SD), nomeadamente com termos, conceitos, definições, conectividade, resoluções, ecrãns Full HD e HD Ready, upscalling, ou outras questões, não hesitem, perguntem!!... Fico muito contente por poder ajudar! Very Happy

BrunoS

Mensagens : 24
Data de inscrição : 16/06/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas sobre Alta Definição (HD) Empty Duvida de Configuração HD.

Mensagem  Nuno Nunes Seg 16 Jun 2008, 14:43

BrunoS escreveu:Olá a todos,
Como no meo temos a Alta Definição, se tiverem dúvidas sobre HD (ou SD), nomeadamente com termos, conceitos, definições, conectividade, resoluções, ecrãns Full HD e HD Ready, upscalling, ou outras questões, não hesitem, perguntem!!... Fico muito contente por poder ajudar! Very Happy

Bom dia Bruno.
Tenho uma dúvida sobre configuração do meu plasma.
Tenho um plasma Pionner, dos primeiros que sairam, que é HD Ready.
Quando configuro na box MEO para resolução 720p ou 1080i, na TV dá-me imagem 16:9 nos canais HD, mas para os outros dá-me imagem normal, formato quadrado.
Na minha TV a configuração é automática logo não tenho opções de escolha. É normal acontecer isto para os canais SD ou será mesmo da minha TV ?
Muito obrigado.

Nuno Nunes
Nuno Nunes
Nuno Nunes

Mensagens : 39
Data de inscrição : 16/06/2008
Idade : 50
Localização : Lisboa a 1,2 Km da central.

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas sobre Alta Definição (HD) Empty Re: Dúvidas sobre Alta Definição (HD)

Mensagem  Convidad Seg 16 Jun 2008, 15:28

Boa tarde,
Também me aconteceu isso, faça o seguinte:
No controlo remoto da Meo Box, ao lado da tecla "TV/STB" há uma que têm uns tracinhos, pressione-a e terá lá a opão "Esticar" e está feito. Smile

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas sobre Alta Definição (HD) Empty Re: Dúvidas sobre Alta Definição (HD)

Mensagem  BrunoS Seg 16 Jun 2008, 16:14

Nuno Nunes escreveu:
BrunoS escreveu:Olá a todos,
Como no meo temos a Alta Definição, se tiverem dúvidas sobre HD (ou SD), nomeadamente com termos, conceitos, definições, conectividade, resoluções, ecrãns Full HD e HD Ready, upscalling, ou outras questões, não hesitem, perguntem!!... Fico muito contente por poder ajudar! Very Happy

Bom dia Bruno.
Tenho uma dúvida sobre configuração do meu plasma.
Tenho um plasma Pionner, dos primeiros que sairam, que é HD Ready.
Quando configuro na box MEO para resolução 720p ou 1080i, na TV dá-me imagem 16:9 nos canais HD, mas para os outros dá-me imagem normal, formato quadrado.
Na minha TV a configuração é automática logo não tenho opções de escolha. É normal acontecer isto para os canais SD ou será mesmo da minha TV ?
Muito obrigado.

Nuno Nunes

Olá Nuno,
Quando configuramos a meo box para resoluções HD (720p ou1080i) é normal a imagem ser disponibilizada em 16:9 porque em HD 720 pontos (pixeis) ou 1080 pontos o formato é realmente o 16:9, o modo SD ou 4:3 é realmente mais quadrado e é normal ser assim, se a tv tivesse nas suas funções a alteração manual do formato da imagem (redimensionamento ou "esticar") a imagem poderia ocupar todo o ecrãn, como não é o caso deves redimensionar a imagem do sinal que é transmitido para a TV, neste caso podes fazer o ajuste através do comando do meo como refere o Zaratustra.
Espero ter ajudado, alguma coisa pergunta!
Cumprimentos para todos, Wink

BrunoS

PS: Como o teu Plasma é HD Ready o que pressupõe uma resolução nativa do ecrãn de no mínimo 1280x720p, deves de preferência e se poderes configurar a meo box para resolução 720p, assim a TV terá menos "trabalho" de processamento de imagem (e reescalonamento) e logo deverás ter melhor qualidade final na imagem. (Muitos Plasmas Pionner HD Ready têm resoluções de 1024x768 ou 1365x768).


Última edição por BrunoS em Seg 16 Jun 2008, 16:41, editado 2 vez(es)

BrunoS

Mensagens : 24
Data de inscrição : 16/06/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas sobre Alta Definição (HD) Empty Configuração TV HD

Mensagem  Piotr Seg 16 Jun 2008, 16:37

Boa tarde meo pessoal,

Para esticar a imagem de 4:3 para 16:9, temos também a tecla por debaixo do "9" aquela seta angular que faz o mesmo que a do lado do TV/STB, mas de uma forma directa sem menu.

Cumprimentos.

Piotr

Mensagens : 7
Data de inscrição : 16/06/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas sobre Alta Definição (HD) Empty Re: Dúvidas sobre Alta Definição (HD)

Mensagem  mmneto Ter 17 Jun 2008, 01:25

Pessoal,

Ainda sobre este tema das TV´s HD Ready gostava de saber a vossa opinião para no caso da TV fazer 720P e 1080i, como é o caso da mina LG, qual será a melhor opção a escolher na configuração do MEOBOX? Á partida julgo ser 1080i, mas gostava de ver opiniões e teorias Smile

1 abraço

mmneto

Mensagens : 5
Data de inscrição : 16/06/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas sobre Alta Definição (HD) Empty Re: Dúvidas sobre Alta Definição (HD)

Mensagem  hoyas79 Ter 17 Jun 2008, 02:09

Posso sugerir um excelente site?

http://hdguru.com/

tem lá um post inclusive que esclarece a partir de que distância merece a pena fazer um "downgrade" de FullHD para HDReady, por e simplesmente porque deixamos de perceber a diferença.

MC
h79


Última edição por hoyas79 em Ter 17 Jun 2008, 02:10, editado 1 vez(es)

hoyas79

Mensagens : 19
Data de inscrição : 17/06/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas sobre Alta Definição (HD) Empty Re: Dúvidas sobre Alta Definição (HD)

Mensagem  Nuno Nunes Ter 17 Jun 2008, 02:10

BrunoS escreveu:
Nuno Nunes escreveu:
BrunoS escreveu:Olá a todos,
Como no meo temos a Alta Definição, se tiverem dúvidas sobre HD (ou SD), nomeadamente com termos, conceitos, definições, conectividade, resoluções, ecrãns Full HD e HD Ready, upscalling, ou outras questões, não hesitem, perguntem!!... Fico muito contente por poder ajudar! Very Happy

Bom dia Bruno.
Tenho uma dúvida sobre configuração do meu plasma.
Tenho um plasma Pionner, dos primeiros que sairam, que é HD Ready.
Quando configuro na box MEO para resolução 720p ou 1080i, na TV dá-me imagem 16:9 nos canais HD, mas para os outros dá-me imagem normal, formato quadrado.
Na minha TV a configuração é automática logo não tenho opções de escolha. É normal acontecer isto para os canais SD ou será mesmo da minha TV ?
Muito obrigado.

Nuno Nunes

Olá Nuno,
Quando configuramos a meo box para resoluções HD (720p ou1080i) é normal a imagem ser disponibilizada em 16:9 porque em HD 720 pontos (pixeis) ou 1080 pontos o formato é realmente o 16:9, o modo SD ou 4:3 é realmente mais quadrado e é normal ser assim, se a tv tivesse nas suas funções a alteração manual do formato da imagem (redimensionamento ou "esticar") a imagem poderia ocupar todo o ecrãn, como não é o caso deves redimensionar a imagem do sinal que é transmitido para a TV, neste caso podes fazer o ajuste através do comando do meo como refere o Zaratustra.
Espero ter ajudado, alguma coisa pergunta!
Cumprimentos para todos, Wink

BrunoS

PS: Como o teu Plasma é HD Ready o que pressupõe uma resolução nativa do ecrãn de no mínimo 1280x720p, deves de preferência e se poderes configurar a meo box para resolução 720p, assim a TV terá menos "trabalho" de processamento de imagem (e reescalonamento) e logo deverás ter melhor qualidade final na imagem. (Muitos Plasmas Pionner HD Ready têm resoluções de 1024x768 ou 1365x768).

Um muito obrigado, funcionou na perfeição.
Nuno Nunes
Nuno Nunes

Mensagens : 39
Data de inscrição : 16/06/2008
Idade : 50
Localização : Lisboa a 1,2 Km da central.

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas sobre Alta Definição (HD) Empty Re: Dúvidas sobre Alta Definição (HD)

Mensagem  BrunoS Ter 17 Jun 2008, 10:25

mmneto escreveu:Pessoal,

Ainda sobre este tema das TV´s HD Ready gostava de saber a vossa opinião para no caso da TV fazer 720P e 1080i, como é o caso da mina LG, qual será a melhor opção a escolher na configuração do MEOBOX? Á partida julgo ser 1080i, mas gostava de ver opiniões e teorias Smile

1 abraço

Olá mmneto,

Para te poder responder gostava que me confirmasses qual a resolução nativa do teu Lcd?
Para poderes ter a melhor qualidade de imagem deves sempre tentar usar uma resolução (ou tamanho) de imagem o mais próximo possível da resolução do teu ecrãn. Ou seja, para um ecrãn Full HD-1920x1080pixeis, a imagem deve de preferência ser 1080p ou no caso de emissões televisivas 1080i; para ecrãns com resoluções na ordem dos 1366x768pixeis (HD Ready), a imagem de input deve de preferência ser 720p. O que não significa que uma tv HD Ready não possa receber sinais 1080i, só que nesta situação o lcd, através dos seus processadores de imagem, vai redimensionar a imagem original de modo a que esta "caiba" na resolução do ecrãn (reescalonamento), este processamento leva inevitavelmente a perda de qualidade de imagem, que pode ser até bastante visível, dependendo da capacidade de processamento do lcd. O mesmo se aplica quando num ecrãn FUll HD-1080 se usam imagens SD (576i ou 576p) ou imagens HD 720p; para este tipo de ecrãn o ideal são sinais 1080p (Blu-ray, DIVX HD, PC,...) ou 1080i (emissões tv-hd,...).
Agora, dependendo do tamanho do ecrãn as diferenças entre uma resolução 720p ou 1080i podem ser muito pouco visíveis, principalmente em ecrãns com tamanho inferior a 37". Mas de muito depende a qualidade do LCD e do seu(s) processadore(s) de imagem.
Espero ter ajudado, mais alguma dúvida perguntem,
Um Abraço, Wink
BrunoS

BrunoS

Mensagens : 24
Data de inscrição : 16/06/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas sobre Alta Definição (HD) Empty Re: Dúvidas sobre Alta Definição (HD)

Mensagem  mmneto Qui 19 Jun 2008, 01:15

Boas BrunoS,

Sim Sr., grande explicação. Obrigado. Estou mais esclarecido.

mmneto

BrunoS escreveu:
mmneto escreveu:Pessoal,

Ainda sobre este tema das TV´s HD Ready gostava de saber a vossa opinião para no caso da TV fazer 720P e 1080i, como é o caso da mina LG, qual será a melhor opção a escolher na configuração do MEOBOX? Á partida julgo ser 1080i, mas gostava de ver opiniões e teorias Smile

1 abraço

Olá mmneto,

Para te poder responder gostava que me confirmasses qual a resolução nativa do teu Lcd?
Para poderes ter a melhor qualidade de imagem deves sempre tentar usar uma resolução (ou tamanho) de imagem o mais próximo possível da resolução do teu ecrãn. Ou seja, para um ecrãn Full HD-1920x1080pixeis, a imagem deve de preferência ser 1080p ou no caso de emissões televisivas 1080i; para ecrãns com resoluções na ordem dos 1366x768pixeis (HD Ready), a imagem de input deve de preferência ser 720p. O que não significa que uma tv HD Ready não possa receber sinais 1080i, só que nesta situação o lcd, através dos seus processadores de imagem, vai redimensionar a imagem original de modo a que esta "caiba" na resolução do ecrãn (reescalonamento), este processamento leva inevitavelmente a perda de qualidade de imagem, que pode ser até bastante visível, dependendo da capacidade de processamento do lcd. O mesmo se aplica quando num ecrãn FUll HD-1080 se usam imagens SD (576i ou 576p) ou imagens HD 720p; para este tipo de ecrãn o ideal são sinais 1080p (Blu-ray, DIVX HD, PC,...) ou 1080i (emissões tv-hd,...).
Agora, dependendo do tamanho do ecrãn as diferenças entre uma resolução 720p ou 1080i podem ser muito pouco visíveis, principalmente em ecrãns com tamanho inferior a 37". Mas de muito depende a qualidade do LCD e do seu(s) processadore(s) de imagem.
Espero ter ajudado, mais alguma dúvida perguntem,
Um Abraço, Wink
BrunoS

mmneto

Mensagens : 5
Data de inscrição : 16/06/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas sobre Alta Definição (HD) Empty Re: Dúvidas sobre Alta Definição (HD)

Mensagem  BrunoS Sex 20 Jun 2008, 20:39

hoyas79 escreveu:Posso sugerir um excelente site?

http://hdguru.com/

tem lá um post inclusive que esclarece a partir de que distância merece a pena fazer um "downgrade" de FullHD para HDReady, por e simplesmente porque deixamos de perceber a diferença.

MC
h79
Olá,
Atenção que esse site contém erros e incorrecções e muita da informação que é por ele veículada entra mais no campo da opinião pessoal do que no da informação propriamente dita e isenta.
BrunoS Wink

BrunoS

Mensagens : 24
Data de inscrição : 16/06/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas sobre Alta Definição (HD) Empty canais HD?

Mensagem  omeumeo Dom 29 Jun 2008, 01:52

entretanto aproveitei e dei uma vista de olhos lá pelo blog dele, já viram estes canais todos HD que foram lançados pela Verizon??

para quando novos canais HD no meo??? Smile

omeumeo
Admin

Mensagens : 90
Data de inscrição : 31/05/2008

http://omeumeo.blogs.sapo.pt

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas sobre Alta Definição (HD) Empty Re: Dúvidas sobre Alta Definição (HD)

Mensagem  lithos Ter 25 Nov 2008, 22:07

Zaratustra escreveu:Boa tarde,
Também me aconteceu isso, faça o seguinte:
No controlo remoto da Meo Box, ao lado da tecla "TV/STB" há uma que têm uns tracinhos, pressione-a e terá lá a opão "Esticar" e está feito. Smile

caro amigo,

eu procedi dessa mesma forma e resultou (também me ocorria o problema de aparecer a imagem lateralmente cortada). contudo, quando desligo e volto a ligar a tv a configuração de alta definição fica novamente desactiva

pergunto se isto é normal acontecer ou se há forma de contornar e da alta definição estar sempre a funcionar?

obrigado a todos Smile

lithos

Mensagens : 279
Data de inscrição : 27/08/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas sobre Alta Definição (HD) Empty Re: Dúvidas sobre Alta Definição (HD)

Mensagem  Sereno Qua 26 Nov 2008, 03:07

Boas BrunoS,

Antes de mais obrigado pela tua ajuda com os conhecimentos desta (complexa) área.

talvez não seja o exacto assunto deste tópico, mas seguramente me podes dar alguma orientação ao respeito.

Ontem comprei um LCD. Como estava/estou totalmente "fora" do que deveria escolher (definições, especificações, etc), resumi-me a dois aspectos muito simples: preço/qualidade (aparente e sem grande pesquisa no que respeita as especificações).

Como foi uma compra quase espontânea, além de que realmente precisava de espaço p/remodelar a sala onde já não se adequava a TV c/cinescópio (teria optado por uma 100hz que me parece serem ainda as melhores em imagem), fui ao MediaMarket de Alfragide.

Optei por uma Sony Bravia KDL32T3000 (creio serem todas as necessárias especificações). Não será, seguramente, a melhor escolha em termos de qualidade oferecida, mas com tanta oferta na loja e com um preço +-480€ julguei ter sido a melhor escolha.

Ainda que já esteja no fórum do MEO aguardo ainda a instalação cá em casa (já agendada).

As minhas perguntas, e sendo que algumas respostas possam variar pelo subjectivo da opinião, são:

1. Melhorará mesmo a imagem quando tiver MEO (actualmente tenho CLIX), pelo menos assim me disseram que se passaria?
2. Não estou descontente com a Sony, mas deveria ter optado por outra? Teria a qualidade melhorada sem perda de qualquer característica que o actual LCD tenha?
3. Por este valor, podia ter optado melhor?
4. Se ao ver futebol (um teste importante), e quando a imagem abarca grandes planos com muito movimento de jogadores me aparenta alguma falta de nitidez, sendo mesmo a situação que mais me incomoda, posso melhorar essa situação coma s definições do menu ou trata-se mesmo de uma limitação do aparelho?
5. Quanto maior o contraste melhor a qualidade de imagem? Se a Sony tem um contraste de 8000 quer simplesmente dizer que uma Samsung de 15000 de contraste será simplesmente melhor em nitidez?

Pelos esclarecimentos possíves de antemão o agradecimento.

Sereno

Mensagens : 4
Data de inscrição : 17/11/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas sobre Alta Definição (HD) Empty Re: Dúvidas sobre Alta Definição (HD)

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos