Mexer na instalaçao meo??
+2
mBiT
rOOdolff
6 participantes
Página 1 de 2
Página 1 de 2 • 1, 2
Mexer na instalaçao meo??
Boas pessoal.
Eu n gosto nada de ver os cabos directos do router ate as boxes. Será que posso colocar uma tomada de rede na parede, ligada ao cabo que o instalador me passou? Tipo, meter ao pé do router duas tomadas onde ligava o router e essas tomadas faziam ligação, cada uma (independentemente da outra) a cada uma das boxes. Acham que poderia fazer isso?
Cumps
Eu n gosto nada de ver os cabos directos do router ate as boxes. Será que posso colocar uma tomada de rede na parede, ligada ao cabo que o instalador me passou? Tipo, meter ao pé do router duas tomadas onde ligava o router e essas tomadas faziam ligação, cada uma (independentemente da outra) a cada uma das boxes. Acham que poderia fazer isso?
Cumps
rOOdolff- Mensagens : 417
Re: Mexer na instalaçao meo??
rOOdolff escreveu:Boas pessoal.
Cumps
se ficar bem feito, não tens problemas...
mBiT- Mensagens : 1011
Hum... eu por acaso quando veio instalar falei nisso com o técnico e ele disse k ele n o podia fazer. Pq n lhe era permitido pela PT. Mas d certeza que n há perda de qualidade de imagem? (msm com tomadas boas)
Isso é das coisas que mais me revolta nos ISP (e neste caso na PT)... não é permitido isto, não é permitido aquilo, a PT não autoriza!!
... mas já é permitido deixar um cabo UTP esmagado pela tomada de TV. Chama-se a isto: trabalho "assucatado". Sei que há varios instaladores por aqui... e desmintam-me se não tiver razão!!
Por favor... já ouviram falar de tomadas tv+rj45 ou rj11+rj45 ???
http://www.madeinchina.com/1719349/product-2440820/photo-4075179/Telephone-TV-RJ45-Socket-8-Terminal.shtml
ou disto:
http://www.mtk.pt/produto/tampa_para_tomada_tv_r_satelite_com_conector_rj45/1786/
(custa cerca de 4/5€... o unico cuidado é verificar se é CAT5e, no minimo)
... mas já é permitido deixar um cabo UTP esmagado pela tomada de TV. Chama-se a isto: trabalho "assucatado". Sei que há varios instaladores por aqui... e desmintam-me se não tiver razão!!
Por favor... já ouviram falar de tomadas tv+rj45 ou rj11+rj45 ???
http://www.madeinchina.com/1719349/product-2440820/photo-4075179/Telephone-TV-RJ45-Socket-8-Terminal.shtml
ou disto:
http://www.mtk.pt/produto/tampa_para_tomada_tv_r_satelite_com_conector_rj45/1786/
(custa cerca de 4/5€... o unico cuidado é verificar se é CAT5e, no minimo)
fofocus- Mensagens : 34
Era exatamente umas tomadas desse genero que queria usar. Porque me sai para um desktop um cabo pela tomada de telefone e sai para uma das boxes por baixo de uma tomada de tv.
Acho estranho não poderem fazer isso (€ ) pois ja vi em lojas da PT a meo la a dar em tv's e a box tava ligada a uma tomada rj45. Era qq coisa assim que deviam fazer.
Já agora, para quem tem uma casa que tenha uma infraestrutura de rede em toda a casa, como pode a meo aproveitar essa rede?? n pode injectar la o sinal para as boxes pois n? tem d ser um cabo independente para cada box certo?
Cumps
Acho estranho não poderem fazer isso (€ ) pois ja vi em lojas da PT a meo la a dar em tv's e a box tava ligada a uma tomada rj45. Era qq coisa assim que deviam fazer.
Já agora, para quem tem uma casa que tenha uma infraestrutura de rede em toda a casa, como pode a meo aproveitar essa rede?? n pode injectar la o sinal para as boxes pois n? tem d ser um cabo independente para cada box certo?
Cumps
Alguém sabe que tipo d utp usa? Alguma noção do preço por metro?
Cria tentar passar os cabos d maneira diferente, mas n quero tirar os que o instalador colocou antes de ter a certeza que a maneira qur pretendo funciona.
Cumps
Cria tentar passar os cabos d maneira diferente, mas n quero tirar os que o instalador colocou antes de ter a certeza que a maneira qur pretendo funciona.
Cumps
rOOdolff escreveu:Alguém sabe que tipo d utp usa? Alguma noção do preço por metro?
Cumps
cat5 ou superior. tens mtas lojas de informatica que o vendem ao metro.
Eu aconselhava CAT5e (atenção ao "e" para os mais distraídos )... é um bom compromisso entre preço e distâncias permitidas.
fofocus escreveu:Eu aconselhava CAT5e (atenção ao "e" para os mais distraídos )... é um bom compromisso entre preço e distâncias permitidas.
já vi testes que não justificam a utilização de cabos mais caros. De qq forma, deve ser mais facil encontrar cat5e que cat5, por uma questão de stocks.
Mas são de alguma forma superiores ou inferiores aos que a PT usa??
E o preço?
Cumps
E o preço?
Cumps
Acho estranho a PT não autorizar porque na casa da minha namorada colocaram uma ficha dessas na parede e o cabo da box está lá ligado. Se não autorizam porque é que o técnico colocou lá uma ficha dessas? Nem sequer foi pedido, foi mesmo opção dele. Em relação aos cabos, na minha casa a PT usou Cat5e, como já foi dito, encontra-se em qualquer loja de informática.
SHOCK- Mensagens : 57
Deves estar a falar de uma tomada apenas rj45... estamos (eu pelo menos, estava) a falar de uma tomada tv+rj45 para os casos onde se utiliza as tubagens do cabo coaxial... nestes casos a PT faz o favor de deixar um buraco aberto ou esmagar o cabo utp na tomada tv existente.
Sem duvida um excelente trabalho!!! Era apanhá-los!!!
fofocus escreveu:Deves estar a falar de uma tomada apenas rj45... estamos (eu pelo menos, estava) a falar de uma tomada tv+rj45 para os casos onde se utiliza as tubagens do cabo coaxial... nestes casos a PT faz o favor de deixar um buraco aberto ou esmagar o cabo utp na tomada tv existente.
É precisamente isso que quero fazer. Trocar as tomadas e meter assim. Agora que estou de ferias vou é aproveitar para tentar passar os cabos de outra forma pois como o técnico colocou passa uns 4m em cima de um rodapé. Mas so queria tirar os cabos que ele meteu, depois d ter a certeza que a maneira que eu quero meter funciona. Ou seja, não posso utilizar os cabos que ele deixou
Cumps
Ainda não tenho MEO por causa disso... a sugestão do técnico instalador foi a de passar os cabos por fora. Como estamos a falar de uma casa com meses de construção, recusei a instalação.
Segundo o técnico, das duas uma... ou retirava o coaxial existente e substituia por utp (e ficava sem a televisão do escritório via RF), ou então o utp ia por fora. Isto pq o coaxial é de 0,68mm (RG6)... e os dois cabos não passavam juntos. Eu até acho q passam, mas têm q entrar ao mesmo tempo... em alternativa, substituir o coaxial existente, por um de 5.0mm ( RG59) por exempo. Mas os técnicos não trazem nada disso com eles.
De forma cordial, a PT simplesmente me colocou as coisas desta forma: "ou queres assim ou não instalamos".... eu não quis assim
Segundo o técnico, das duas uma... ou retirava o coaxial existente e substituia por utp (e ficava sem a televisão do escritório via RF), ou então o utp ia por fora. Isto pq o coaxial é de 0,68mm (RG6)... e os dois cabos não passavam juntos. Eu até acho q passam, mas têm q entrar ao mesmo tempo... em alternativa, substituir o coaxial existente, por um de 5.0mm ( RG59) por exempo. Mas os técnicos não trazem nada disso com eles.
De forma cordial, a PT simplesmente me colocou as coisas desta forma: "ou queres assim ou não instalamos".... eu não quis assim
Última edição por fofocus em Sáb 18 Jul 2009, 13:02, editado 1 vez(es)
fofocus escreveu:Ainda não tenho MEO por causa disso... a sugestão do técnico instalador foi a de passar os cabos por fora. Como estamos a falar de uma casa com meses de construção, recusei a instalação.
De forma cordeal, a PT simplesmente me colocou as coisas desta forma: "ou queres assim ou não instalamos".... eu não quis assim
Se a casa tem meses de construção e não tem ITED?
meomainzer- Mensagens : 586
O meu problema era conseguir arranjar um ponto em que os cabo utp podesse passar para a rede coaxial. Eu ja tinha tudo planeado na minha cabeça quando o técnico veio, mas n pensei k n ia poder passar pela rede eléctrica os tais 4m que estão no rodapé. Ou seja, o cabo passa pelo rodapé ate encontrar a tomada coaxial onde entra e vai para a central d coaxial e distribui para as 2 boxes.
O que eu quero fazer agora é arranjar um caminho directo para a central de coaxial e possivelmente vou faze lo subterraneante, por baixo da casa
Que acham?
O que eu quero fazer agora é arranjar um caminho directo para a central de coaxial e possivelmente vou faze lo subterraneante, por baixo da casa
Que acham?
meomainzer escreveu:fofocus escreveu:Ainda não tenho MEO por causa disso... a sugestão do técnico instalador foi a de passar os cabos por fora. Como estamos a falar de uma casa com meses de construção, recusei a instalação.
De forma cordeal, a PT simplesmente me colocou as coisas desta forma: "ou queres assim ou não instalamos".... eu não quis assim
Eu ao nivel de normas de ITED não estou muito à vontade, mas penso que sim, pelo menos a ficha da casa assim o indica, mas penso ser apenas para voz e tv... não tem instalação para dados, e segundo sei, nada obriga a isso. Claro que se soubesse o que sei hoje, teria pedido logo ao construtor, como fiz para outras coisas. Agora não há nada a fazer... é aproveitar a infraestrutura existente.
fofocus escreveu:meomainzer escreveu:fofocus escreveu:Ainda não tenho MEO por causa disso... a sugestão do técnico instalador foi a de passar os cabos por fora. Como estamos a falar de uma casa com meses de construção, recusei a instalação.
Eu ao nivel de normas de ITED não estou muito à vontade, mas penso que sim, pelo menos a ficha da casa assim o indica, mas penso ser apenas para voz e tv... não tem instalação para dados, e segundo sei, nada obriga a isso. Claro que se soubesse o que sei hoje, teria pedido logo ao construtor, como fiz para outras coisas. Agora não há nada a fazer... é aproveitar a infraestrutura existente.
Já é obrigatório desde 2002 ou 2004, já não sei bem, em novas construções.
Mas explica-te melhor por favor?! O ser obrigatório seguir as normas ITED,tudo bem...!! como te disse, a ficha técnica da minha casa, tem lá o numero de certificação Ited dos instaladores e isso é aplicado à instalação do coaxial e do rj11 (voz).
Mas estás a dizer que é obrigatório ter cabelagem utp (rj45) ????
fofocus escreveu:Mas explica-te melhor por favor?! O ser obrigatório seguir as normas ITED,tudo bem...!! como te disse, a ficha técnica da minha casa, tem lá o numero de certificação Ited dos instaladores e isso é aplicado à instalação do coaxial e do rj11 (voz).
O que costumo ver nas construções novas é isto:
Do lado esquerdo coaxial (TV), do lado direito rj45 (net/tel/iptv). Estas caixas costumam estar ao lado do quadro da luz. Se tiveres isto tens o teu problema resolvido.
Como é que uma instalação da meo pode aproveitar uma infraestrutura dessas?
Cumps
Cumps
Negativo... infelizmente não tenho nada disso.
Mas se alguém me dissesse que isso era obrigatótio, ainda ia fazer barulho junto do construtor!
De qualquer forma, esta conversa toda veio espevitar-me um pouco... vou comprar cabo coaxial RG59 (0,5mm) e duas tomadas tv+rj45 e vou pedir nova instalação. Assim aproveito as ferramentas e mão de obra do técnico e instalo tudo à minha maneira nas 2 divisões em causa. De qualquer forma é de lamentar ter que gastar dinheiro em material, que por uma questão de principio, acho que não deveria ser eu a fazê-lo. De salientar que estou a fazer tudo isto, não pelo MEO IPTV, mas pelo MEO Fibra, que penso chegar brevemente aqui a Alfragide Norte.
Mas se alguém me dissesse que isso era obrigatótio, ainda ia fazer barulho junto do construtor!
De qualquer forma, esta conversa toda veio espevitar-me um pouco... vou comprar cabo coaxial RG59 (0,5mm) e duas tomadas tv+rj45 e vou pedir nova instalação. Assim aproveito as ferramentas e mão de obra do técnico e instalo tudo à minha maneira nas 2 divisões em causa. De qualquer forma é de lamentar ter que gastar dinheiro em material, que por uma questão de principio, acho que não deveria ser eu a fazê-lo. De salientar que estou a fazer tudo isto, não pelo MEO IPTV, mas pelo MEO Fibra, que penso chegar brevemente aqui a Alfragide Norte.
rOOdolff escreveu:Como é que uma instalação da meo pode aproveitar uma infraestrutura dessas?
Cumps
Em principio é ligar uma das portas ethernet do router no sitio onde diz "linha"
fofocus escreveu:rOOdolff escreveu:Como é que uma instalação da meo pode aproveitar uma infraestrutura dessas?
Cumps
Em principio é ligar uma das portas ethernet do router no sitio onde diz "linha"
Mas isso vai transmitir para toda a linha n? Como fica no caso de ter 2boxes, ou mesmo em relação a internet? Vai andar tudo 'misturado'?? N me parece
Cumps
rOOdolff escreveu:fofocus escreveu:rOOdolff escreveu:Como é que uma instalação da meo pode aproveitar uma infraestrutura dessas?
Cumps
Mas isso vai transmitir para toda a linha n? Como fica no caso de ter 2boxes, ou mesmo em relação a internet? Vai andar tudo 'misturado'?? N me parece
Cumps
Quem tem ITED em casa também tem pelo menos uma tomada rj45 em cada divisão. O sinal é injectado de uma das portas de rede do router para o ITED, o ITED faz a distribuição do sinal pelas tomadas todas. Nessas tomadas é só ligar as boxś, pc's e tudo o queiras ligar á net atravez de rj45.
Página 1 de 2 • 1, 2
Página 1 de 2
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos