O Fórum d'omeumeo
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Mexer na instalaçao meo??

+2
mBiT
rOOdolff
6 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

Mexer na instalaçao meo?? Empty Mexer na instalaçao meo??

Mensagem  rOOdolff Sáb 11 Jul 2009, 17:47

Boas pessoal.

Eu n gosto nada de ver os cabos directos do router ate as boxes. Será que posso colocar uma tomada de rede na parede, ligada ao cabo que o instalador me passou? Tipo, meter ao pé do router duas tomadas onde ligava o router e essas tomadas faziam ligação, cada uma (independentemente da outra) a cada uma das boxes. Acham que poderia fazer isso?

Cumps
rOOdolff
rOOdolff

Mensagens : 417
Data de inscrição : 04/12/2008
Localização : Esposende/ Porto

Ir para o topo Ir para baixo

Mexer na instalaçao meo?? Empty Re: Mexer na instalaçao meo??

Mensagem  mBiT Sáb 11 Jul 2009, 18:22

rOOdolff escreveu:Boas pessoal.

Eu n gosto nada de ver os cabos directos do router ate as boxes. Será que posso colocar uma tomada de rede na parede, ligada ao cabo que o instalador me passou? Tipo, meter ao pé do router duas tomadas onde ligava o router e essas tomadas faziam ligação, cada uma (independentemente da outra) a cada uma das boxes. Acham que poderia fazer isso?

Cumps

se ficar bem feito, não tens problemas...
mBiT
mBiT

Mensagens : 1011
Data de inscrição : 04/09/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Mexer na instalaçao meo?? Empty Re: Mexer na instalaçao meo??

Mensagem  rOOdolff Sáb 11 Jul 2009, 18:27

Hum... eu por acaso quando veio instalar falei nisso com o técnico e ele disse k ele n o podia fazer. Pq n lhe era permitido pela PT. Mas d certeza que n há perda de qualidade de imagem? (msm com tomadas boas)
rOOdolff
rOOdolff

Mensagens : 417
Data de inscrição : 04/12/2008
Localização : Esposende/ Porto

Ir para o topo Ir para baixo

Mexer na instalaçao meo?? Empty Re: Mexer na instalaçao meo??

Mensagem  fofocus Sáb 11 Jul 2009, 20:36

Isso é das coisas que mais me revolta nos ISP (e neste caso na PT)... não é permitido isto, não é permitido aquilo, a PT não autoriza!!

... mas já é permitido deixar um cabo UTP esmagado pela tomada de TV. Chama-se a isto: trabalho "assucatado". Sei que há varios instaladores por aqui... e desmintam-me se não tiver razão!!

Por favor... já ouviram falar de tomadas tv+rj45 ou rj11+rj45 ???

http://www.madeinchina.com/1719349/product-2440820/photo-4075179/Telephone-TV-RJ45-Socket-8-Terminal.shtml
ou disto:
http://www.mtk.pt/produto/tampa_para_tomada_tv_r_satelite_com_conector_rj45/1786/
(custa cerca de 4/5€... o unico cuidado é verificar se é CAT5e, no minimo)
fofocus
fofocus

Mensagens : 34
Data de inscrição : 09/06/2009
Localização : Alfragide - Quinta Grande

Ir para o topo Ir para baixo

Mexer na instalaçao meo?? Empty Re: Mexer na instalaçao meo??

Mensagem  rOOdolff Sáb 11 Jul 2009, 21:03

Era exatamente umas tomadas desse genero que queria usar. Porque me sai para um desktop um cabo pela tomada de telefone e sai para uma das boxes por baixo de uma tomada de tv.
Acho estranho não poderem fazer isso (€ Rolling Eyes ) pois ja vi em lojas da PT a meo la a dar em tv's e a box tava ligada a uma tomada rj45. Era qq coisa assim que deviam fazer.

Já agora, para quem tem uma casa que tenha uma infraestrutura de rede em toda a casa, como pode a meo aproveitar essa rede?? n pode injectar la o sinal para as boxes pois n? tem d ser um cabo independente para cada box certo?

Cumps
rOOdolff
rOOdolff

Mensagens : 417
Data de inscrição : 04/12/2008
Localização : Esposende/ Porto

Ir para o topo Ir para baixo

Mexer na instalaçao meo?? Empty Re: Mexer na instalaçao meo??

Mensagem  rOOdolff Qua 15 Jul 2009, 00:05

Alguém sabe que tipo d utp usa? Alguma noção do preço por metro?
Cria tentar passar os cabos d maneira diferente, mas n quero tirar os que o instalador colocou antes de ter a certeza que a maneira qur pretendo funciona. Wink

Cumps
rOOdolff
rOOdolff

Mensagens : 417
Data de inscrição : 04/12/2008
Localização : Esposende/ Porto

Ir para o topo Ir para baixo

Mexer na instalaçao meo?? Empty Re: Mexer na instalaçao meo??

Mensagem  mBiT Qua 15 Jul 2009, 11:18

rOOdolff escreveu:Alguém sabe que tipo d utp usa? Alguma noção do preço por metro?
Cria tentar passar os cabos d maneira diferente, mas n quero tirar os que o instalador colocou antes de ter a certeza que a maneira qur pretendo funciona. Wink

Cumps

cat5 ou superior. tens mtas lojas de informatica que o vendem ao metro.
mBiT
mBiT

Mensagens : 1011
Data de inscrição : 04/09/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Mexer na instalaçao meo?? Empty Re: Mexer na instalaçao meo??

Mensagem  fofocus Qua 15 Jul 2009, 13:07

Eu aconselhava CAT5e (atenção ao "e" para os mais distraídos Very Happy )... é um bom compromisso entre preço e distâncias permitidas.
fofocus
fofocus

Mensagens : 34
Data de inscrição : 09/06/2009
Localização : Alfragide - Quinta Grande

Ir para o topo Ir para baixo

Mexer na instalaçao meo?? Empty Re: Mexer na instalaçao meo??

Mensagem  mBiT Qua 15 Jul 2009, 13:08

fofocus escreveu:Eu aconselhava CAT5e (atenção ao "e" para os mais distraídos Very Happy )... é um bom compromisso entre preço e distâncias permitidas.

já vi testes que não justificam a utilização de cabos mais caros. De qq forma, deve ser mais facil encontrar cat5e que cat5, por uma questão de stocks.
mBiT
mBiT

Mensagens : 1011
Data de inscrição : 04/09/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Mexer na instalaçao meo?? Empty Re: Mexer na instalaçao meo??

Mensagem  rOOdolff Qua 15 Jul 2009, 13:25

Mas são de alguma forma superiores ou inferiores aos que a PT usa??
E o preço? Rolling Eyes

Cumps Wink
rOOdolff
rOOdolff

Mensagens : 417
Data de inscrição : 04/12/2008
Localização : Esposende/ Porto

Ir para o topo Ir para baixo

Mexer na instalaçao meo?? Empty Re: Mexer na instalaçao meo??

Mensagem  SHOCK Qua 15 Jul 2009, 14:00

Acho estranho a PT não autorizar porque na casa da minha namorada colocaram uma ficha dessas na parede e o cabo da box está lá ligado. Se não autorizam porque é que o técnico colocou lá uma ficha dessas? Nem sequer foi pedido, foi mesmo opção dele. Em relação aos cabos, na minha casa a PT usou Cat5e, como já foi dito, encontra-se em qualquer loja de informática.

SHOCK

Mensagens : 57
Data de inscrição : 03/03/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Mexer na instalaçao meo?? Empty Re: Mexer na instalaçao meo??

Mensagem  fofocus Qua 15 Jul 2009, 14:27

Deves estar a falar de uma tomada apenas rj45... estamos (eu pelo menos, estava) a falar de uma tomada tv+rj45 para os casos onde se utiliza as tubagens do cabo coaxial... nestes casos a PT faz o favor de deixar um buraco aberto ou esmagar o cabo utp na tomada tv existente.

Sem duvida um excelente trabalho!!! No Era apanhá-los!!!
fofocus
fofocus

Mensagens : 34
Data de inscrição : 09/06/2009
Localização : Alfragide - Quinta Grande

Ir para o topo Ir para baixo

Mexer na instalaçao meo?? Empty Re: Mexer na instalaçao meo??

Mensagem  rOOdolff Qua 15 Jul 2009, 14:50

fofocus escreveu:Deves estar a falar de uma tomada apenas rj45... estamos (eu pelo menos, estava) a falar de uma tomada tv+rj45 para os casos onde se utiliza as tubagens do cabo coaxial... nestes casos a PT faz o favor de deixar um buraco aberto ou esmagar o cabo utp na tomada tv existente.

Sem duvida um excelente trabalho!!! No Era apanhá-los!!!

É precisamente isso que quero fazer. Trocar as tomadas e meter assim. Agora que estou de ferias vou é aproveitar para tentar passar os cabos de outra forma pois como o técnico colocou passa uns 4m em cima de um rodapé. Mas so queria tirar os cabos que ele meteu, depois d ter a certeza que a maneira que eu quero meter funciona. Ou seja, não posso utilizar os cabos que ele deixou Wink

Cumps
rOOdolff
rOOdolff

Mensagens : 417
Data de inscrição : 04/12/2008
Localização : Esposende/ Porto

Ir para o topo Ir para baixo

Mexer na instalaçao meo?? Empty Re: Mexer na instalaçao meo??

Mensagem  fofocus Qua 15 Jul 2009, 17:36

Ainda não tenho MEO por causa disso... a sugestão do técnico instalador foi a de passar os cabos por fora. Como estamos a falar de uma casa com meses de construção, recusei a instalação.

Segundo o técnico, das duas uma... ou retirava o coaxial existente e substituia por utp (e ficava sem a televisão do escritório via RF), ou então o utp ia por fora. Isto pq o coaxial é de 0,68mm (RG6)... e os dois cabos não passavam juntos. Eu até acho q passam, mas têm q entrar ao mesmo tempo... em alternativa, substituir o coaxial existente, por um de 5.0mm ( RG59) por exempo. Mas os técnicos não trazem nada disso com eles.

De forma cordial, a PT simplesmente me colocou as coisas desta forma: "ou queres assim ou não instalamos".... eu não quis assim Twisted Evil


Última edição por fofocus em Sáb 18 Jul 2009, 13:02, editado 1 vez(es)
fofocus
fofocus

Mensagens : 34
Data de inscrição : 09/06/2009
Localização : Alfragide - Quinta Grande

Ir para o topo Ir para baixo

Mexer na instalaçao meo?? Empty Re: Mexer na instalaçao meo??

Mensagem  meomainzer Qua 15 Jul 2009, 17:58

fofocus escreveu:Ainda não tenho MEO por causa disso... a sugestão do técnico instalador foi a de passar os cabos por fora. Como estamos a falar de uma casa com meses de construção, recusei a instalação.

Segundo o técnico, das duas uma... ou retirava o coaxial existente e substituia por utp (e ficava sem a televisão do escritório via RF), ou então o utp ia por fora. Isto pq o coaxial é de 0,68mm (RG6)... e os dois cabos não passavam juntos. Eu até acho q passam, mas têm q entrar ao mesmo tempo... em alternativa, substituir o coaxial existente, por um de 5.0mm ( RG59) por exempo. Mas os técnicos não trazem nada disso com eles.

De forma cordeal, a PT simplesmente me colocou as coisas desta forma: "ou queres assim ou não instalamos".... eu não quis assim Twisted Evil

Se a casa tem meses de construção e não tem ITED?
meomainzer
meomainzer

Mensagens : 586
Data de inscrição : 24/07/2008
Idade : 47

Ir para o topo Ir para baixo

Mexer na instalaçao meo?? Empty Re: Mexer na instalaçao meo??

Mensagem  rOOdolff Qua 15 Jul 2009, 18:32

O meu problema era conseguir arranjar um ponto em que os cabo utp podesse passar para a rede coaxial. Eu ja tinha tudo planeado na minha cabeça quando o técnico veio, mas n pensei k n ia poder passar pela rede eléctrica os tais 4m que estão no rodapé. Embarassed Ou seja, o cabo passa pelo rodapé ate encontrar a tomada coaxial onde entra e vai para a central d coaxial e distribui para as 2 boxes.
O que eu quero fazer agora é arranjar um caminho directo para a central de coaxial e possivelmente vou faze lo subterraneante, por baixo da casa Wink
Que acham?
rOOdolff
rOOdolff

Mensagens : 417
Data de inscrição : 04/12/2008
Localização : Esposende/ Porto

Ir para o topo Ir para baixo

Mexer na instalaçao meo?? Empty Re: Mexer na instalaçao meo??

Mensagem  fofocus Qua 15 Jul 2009, 18:49

meomainzer escreveu:
fofocus escreveu:Ainda não tenho MEO por causa disso... a sugestão do técnico instalador foi a de passar os cabos por fora. Como estamos a falar de uma casa com meses de construção, recusei a instalação.

Segundo o técnico, das duas uma... ou retirava o coaxial existente e substituia por utp (e ficava sem a televisão do escritório via RF), ou então o utp ia por fora. Isto pq o coaxial é de 0,68mm (RG6)... e os dois cabos não passavam juntos. Eu até acho q passam, mas têm q entrar ao mesmo tempo... em alternativa, substituir o coaxial existente, por um de 5.0mm ( RG59) por exempo. Mas os técnicos não trazem nada disso com eles.

De forma cordeal, a PT simplesmente me colocou as coisas desta forma: "ou queres assim ou não instalamos".... eu não quis assim Twisted Evil

Se a casa tem meses de construção e não tem ITED?

Eu ao nivel de normas de ITED não estou muito à vontade, mas penso que sim, pelo menos a ficha da casa assim o indica, mas penso ser apenas para voz e tv... não tem instalação para dados, e segundo sei, nada obriga a isso. Claro que se soubesse o que sei hoje, teria pedido logo ao construtor, como fiz para outras coisas. Agora não há nada a fazer... é aproveitar a infraestrutura existente.
fofocus
fofocus

Mensagens : 34
Data de inscrição : 09/06/2009
Localização : Alfragide - Quinta Grande

Ir para o topo Ir para baixo

Mexer na instalaçao meo?? Empty Re: Mexer na instalaçao meo??

Mensagem  meomainzer Qua 15 Jul 2009, 21:26

fofocus escreveu:
meomainzer escreveu:
fofocus escreveu:Ainda não tenho MEO por causa disso... a sugestão do técnico instalador foi a de passar os cabos por fora. Como estamos a falar de uma casa com meses de construção, recusei a instalação.

Segundo o técnico, das duas uma... ou retirava o coaxial existente e substituia por utp (e ficava sem a televisão do escritório via RF), ou então o utp ia por fora. Isto pq o coaxial é de 0,68mm (RG6)... e os dois cabos não passavam juntos. Eu até acho q passam, mas têm q entrar ao mesmo tempo... em alternativa, substituir o coaxial existente, por um de 5.0mm ( RG59) por exempo. Mas os técnicos não trazem nada disso com eles.

De forma cordeal, a PT simplesmente me colocou as coisas desta forma: "ou queres assim ou não instalamos".... eu não quis assim Twisted Evil

Se a casa tem meses de construção e não tem ITED?

Eu ao nivel de normas de ITED não estou muito à vontade, mas penso que sim, pelo menos a ficha da casa assim o indica, mas penso ser apenas para voz e tv... não tem instalação para dados, e segundo sei, nada obriga a isso. Claro que se soubesse o que sei hoje, teria pedido logo ao construtor, como fiz para outras coisas. Agora não há nada a fazer... é aproveitar a infraestrutura existente.

Já é obrigatório desde 2002 ou 2004, já não sei bem, em novas construções.
meomainzer
meomainzer

Mensagens : 586
Data de inscrição : 24/07/2008
Idade : 47

Ir para o topo Ir para baixo

Mexer na instalaçao meo?? Empty Re: Mexer na instalaçao meo??

Mensagem  fofocus Qua 15 Jul 2009, 21:51

Mas explica-te melhor por favor?! O ser obrigatório seguir as normas ITED,tudo bem...!! como te disse, a ficha técnica da minha casa, tem lá o numero de certificação Ited dos instaladores e isso é aplicado à instalação do coaxial e do rj11 (voz).

Mas estás a dizer que é obrigatório ter cabelagem utp (rj45) ????
fofocus
fofocus

Mensagens : 34
Data de inscrição : 09/06/2009
Localização : Alfragide - Quinta Grande

Ir para o topo Ir para baixo

Mexer na instalaçao meo?? Empty Re: Mexer na instalaçao meo??

Mensagem  meomainzer Qua 15 Jul 2009, 23:23

fofocus escreveu:Mas explica-te melhor por favor?! O ser obrigatório seguir as normas ITED,tudo bem...!! como te disse, a ficha técnica da minha casa, tem lá o numero de certificação Ited dos instaladores e isso é aplicado à instalação do coaxial e do rj11 (voz).

Mas estás a dizer que é obrigatório ter cabelagem utp (rj45) ????

O que costumo ver nas construções novas é isto:

Mexer na instalaçao meo?? Atirt4

Do lado esquerdo coaxial (TV), do lado direito rj45 (net/tel/iptv). Estas caixas costumam estar ao lado do quadro da luz. Se tiveres isto tens o teu problema resolvido.
meomainzer
meomainzer

Mensagens : 586
Data de inscrição : 24/07/2008
Idade : 47

Ir para o topo Ir para baixo

Mexer na instalaçao meo?? Empty Re: Mexer na instalaçao meo??

Mensagem  rOOdolff Qua 15 Jul 2009, 23:41

Como é que uma instalação da meo pode aproveitar uma infraestrutura dessas?

Cumps Wink
rOOdolff
rOOdolff

Mensagens : 417
Data de inscrição : 04/12/2008
Localização : Esposende/ Porto

Ir para o topo Ir para baixo

Mexer na instalaçao meo?? Empty Re: Mexer na instalaçao meo??

Mensagem  fofocus Qua 15 Jul 2009, 23:51

Negativo... infelizmente não tenho nada disso.

Mas se alguém me dissesse que isso era obrigatótio, ainda ia fazer barulho junto do construtor!

De qualquer forma, esta conversa toda veio espevitar-me um pouco... vou comprar cabo coaxial RG59 (0,5mm) e duas tomadas tv+rj45 e vou pedir nova instalação. Assim aproveito as ferramentas e mão de obra do técnico e instalo tudo à minha maneira nas 2 divisões em causa. De qualquer forma é de lamentar ter que gastar dinheiro em material, que por uma questão de principio, acho que não deveria ser eu a fazê-lo. De salientar que estou a fazer tudo isto, não pelo MEO IPTV, mas pelo MEO Fibra, que penso chegar brevemente aqui a Alfragide Norte.
fofocus
fofocus

Mensagens : 34
Data de inscrição : 09/06/2009
Localização : Alfragide - Quinta Grande

Ir para o topo Ir para baixo

Mexer na instalaçao meo?? Empty Re: Mexer na instalaçao meo??

Mensagem  fofocus Qui 16 Jul 2009, 00:09

rOOdolff escreveu:Como é que uma instalação da meo pode aproveitar uma infraestrutura dessas?

Cumps Wink

Em principio é ligar uma das portas ethernet do router no sitio onde diz "linha"
fofocus
fofocus

Mensagens : 34
Data de inscrição : 09/06/2009
Localização : Alfragide - Quinta Grande

Ir para o topo Ir para baixo

Mexer na instalaçao meo?? Empty Re: Mexer na instalaçao meo??

Mensagem  rOOdolff Qui 16 Jul 2009, 00:59

fofocus escreveu:
rOOdolff escreveu:Como é que uma instalação da meo pode aproveitar uma infraestrutura dessas?

Cumps Wink

Em principio é ligar uma das portas ethernet do router no sitio onde diz "linha"

Mas isso vai transmitir para toda a linha n? scratch Como fica no caso de ter 2boxes, ou mesmo em relação a internet? Vai andar tudo 'misturado'?? N me parece Rolling Eyes

Cumps Wink
rOOdolff
rOOdolff

Mensagens : 417
Data de inscrição : 04/12/2008
Localização : Esposende/ Porto

Ir para o topo Ir para baixo

Mexer na instalaçao meo?? Empty Re: Mexer na instalaçao meo??

Mensagem  meomainzer Qui 16 Jul 2009, 01:18

rOOdolff escreveu:
fofocus escreveu:
rOOdolff escreveu:Como é que uma instalação da meo pode aproveitar uma infraestrutura dessas?

Cumps Wink

Em principio é ligar uma das portas ethernet do router no sitio onde diz "linha"

Mas isso vai transmitir para toda a linha n? scratch Como fica no caso de ter 2boxes, ou mesmo em relação a internet? Vai andar tudo 'misturado'?? N me parece Rolling Eyes

Cumps Wink

Quem tem ITED em casa também tem pelo menos uma tomada rj45 em cada divisão. O sinal é injectado de uma das portas de rede do router para o ITED, o ITED faz a distribuição do sinal pelas tomadas todas. Nessas tomadas é só ligar as boxś, pc's e tudo o queiras ligar á net atravez de rj45.
meomainzer
meomainzer

Mensagens : 586
Data de inscrição : 24/07/2008
Idade : 47

Ir para o topo Ir para baixo

Mexer na instalaçao meo?? Empty Re: Mexer na instalaçao meo??

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos