O Fórum d'omeumeo
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Passar cabos ehternet por tubos e pela rua.

+2
kid
X-Flies
6 participantes

Ir para baixo

Passar cabos ehternet por tubos e pela rua. Empty Passar cabos ehternet por tubos e pela rua.

Mensagem  X-Flies Sáb 02 Jan 2010, 18:31

Boas,
na altura em que o técnico instalou o meo aqui ficamos com uma box no quarto e outra na sala onde costumamos estar.

Neste momento queria passar a box que tenho no quarto para uma outra sala. Para tal acontecer o cabo ethernet vai ter que passar pela rua, saindo por uma porta, passar por cima do telhado e voltar a entra num outro telhado diferente pelos tubos que existem na placa da casa para esse efeito.

Onde vou por a box só tenho uma tomada coaxial, que está ligada a outra tomada coaxial (noutra ponta da sala) mas que tem ao lado uma tomada rj11 que não é utilizada. Só a partir daí é que posso fazer o acesso ao telhado.

O meu problema está em fazer com que o cabo entre pela tubagem, a tubagem tem cabos eléctricos e, segundo sei, estes interferem com os cabos ethernet, certo? Existe algum problema em passar o cabo coaxial e de ethernet juntos na mesma tubagem?

No meu caso era mais fácil ethernet+eléctricos, mas existe o problema da interferência.
Ethernet+coaxial dá-me mais trabalho mas se não houver interferência é a melhor solução.

Após feita esta instalação queria aplicar um router (D-Link DVA-G3170i) nessa sala porque tenho pouca cobertura wireless aí. O cabo instalado ligaria ao router e a box do meo ao D-Link para trabalhar. Isto será possível?

Resumindo as perguntas:
1. Ethernet + Coaxial ou Ethernet + eléctrico? Qual não tem, ou tem menor, interferência?
2. Posso ligar o D-Link ao Thomson (que está ligado à linha telefónica) e a box ao D-Link?
3. Possíveis problemas por o cabo ethernet passar pela rua?

Claro que não tenho material nenhum, vou ter que comprar cerca de 50mt de cabo ethernet, fichas RJ45, tomadas de parede RJ45/Coaxial para aplicar no lugar das coaxiais já existentes, alicate para aplicar as ficha RJ45 ao cabo ethernet e guias para a tubagem. Penso que não me esqueci de nada. Algum sítio onde encontrar isto a preços acessíveis? Leiritrónica?

Mais alguns conselhos?
X-Flies
X-Flies

Mensagens : 58
Data de inscrição : 22/10/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Passar cabos ehternet por tubos e pela rua. Empty Re: Passar cabos ehternet por tubos e pela rua.

Mensagem  kid Sáb 02 Jan 2010, 20:51

eu tenho cabo ethernet a passar pelo quadro electrico. Very Happy
um conselho, nao compres cabo utp, com stp que tem revestimento extra para interferencias.

1. se te dá menos trabalho passar o cabo com o electrico, passa. no maximo ficas com 80Mbps em vez de 100Mbps.

2. em principio nao ha problema nenhum ligares o d-link ao thomson, apenas nao te esqueças de desligar o dhcp do dlink e colocares um IP da gama do thomson.

3. se for o stp, nao ha grandes problemas..o pior de todos é que passe alguem e o corte.. Very Happy

cumps. kid
kid
kid

Mensagens : 276
Data de inscrição : 16/06/2008
Idade : 33

Ir para o topo Ir para baixo

Passar cabos ehternet por tubos e pela rua. Empty Re: Passar cabos ehternet por tubos e pela rua.

Mensagem  X-Flies Sáb 02 Jan 2010, 21:48

Se passam pelo teu quadro é porque tens cabos stp, certo?
Essa perda de 20Mb acontece com os cabos stp ou utp?
Se usar cabos stp estes vão estar isolados dessa interferência?
Diferença de preço entre utp e stp?
São necessárias fichas/tomadas específicas para stp?

Actualmente está assim:
Passar cabos ehternet por tubos e pela rua. Antesr
Existe um cabo eléctrico que vem do meu quadro para esta casa pela rua, cravado na parede. Entra pela tubagem do tubo coaxial e liga à ficha eléctrica por um fio que passa da tomada da tv para a tomada eléctrica. Tenho uma tomada RJ11, que penso que tenha acesso ao exterior, que não está a ser usada. Desta tomada coaxial vai outro cabo para a tomada coaxial onde tenho a televisão.

A ideia era usar a tubagem do coaxial ou a da ficha RJ11 para o cabo entrar em casa.
Em princípio uso do RJ11. Aplico uma tomada RJ45 no lugar da RJ11, depois aplico tomadas RJ45/TV no lugar das de TV. No primeiro local ligo o D-Link à RJ 45 e depois a LAN1 do router à RJ45/TV, passando um cabo ethernet, junto com o coaxial, até à RJ45/TV onde tenho a televisão.
Passar cabos ehternet por tubos e pela rua. Depois

O cabo ethernet poderá nem entrar em contacto com o cabo eléctrico.
Da forma que estou a planear fazê-lo, isso só acontecerá se eu os quiser trazer juntos pela parede exterior. É mais fácil assim porque é só colocar abraçadeiras de plástico a unir os dois cabos, doutra forma tenho que furar a parede para cravar o cabo ethernet e assim este passar afastado do eléctrico.
X-Flies
X-Flies

Mensagens : 58
Data de inscrição : 22/10/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Passar cabos ehternet por tubos e pela rua. Empty Re: Passar cabos ehternet por tubos e pela rua.

Mensagem  Morpheuspt Sáb 02 Jan 2010, 22:03

Eu tenho cabo ethernet a passar junto a um cabo eléctrico e não tenho absolutamente problema nenhum.

Quem meteu o cabo foi o próprio técnico que instalou o meo.

Morpheuspt

Mensagens : 47
Data de inscrição : 15/11/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Passar cabos ehternet por tubos e pela rua. Empty Re: Passar cabos ehternet por tubos e pela rua.

Mensagem  warpower Dom 03 Jan 2010, 00:04

Já agora que modelo e marca usaste para a tomada TV\RJ45 ?

Obrigado
WP
warpower
warpower

Mensagens : 265
Data de inscrição : 19/02/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Passar cabos ehternet por tubos e pela rua. Empty Re: Passar cabos ehternet por tubos e pela rua.

Mensagem  X-Flies Dom 03 Jan 2010, 00:07

Ainda não usei, isto é o projecto... Acho que a Televés e a Legrand têm mas ainda não procurei.
No ebay há, mas como a casa tem espelhos e fichas Legrand ia ver se encontrava igual.
X-Flies
X-Flies

Mensagens : 58
Data de inscrição : 22/10/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Passar cabos ehternet por tubos e pela rua. Empty Re: Passar cabos ehternet por tubos e pela rua.

Mensagem  warpower Dom 03 Jan 2010, 00:53

X-Flies escreveu:Ainda não usei, isto é o projecto... Acho que a Televés e a Legrand têm mas ainda não procurei.
No ebay há, mas como a casa tem espelhos e fichas Legrand ia ver se encontrava igual.

Acho que vais ter dificuldade em encontrar.

WP
warpower
warpower

Mensagens : 265
Data de inscrição : 19/02/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Passar cabos ehternet por tubos e pela rua. Empty Re: Passar cabos ehternet por tubos e pela rua.

Mensagem  mBiT Dom 03 Jan 2010, 03:12

Convém meteres tubagens no exterior para passar o tal cabo utp/stp, se não, ao final de alguns meses, com o sol/frio/chuva, o cabo vai começar a degradar-se.
mBiT
mBiT

Mensagens : 1011
Data de inscrição : 04/09/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Passar cabos ehternet por tubos e pela rua. Empty Re: Passar cabos ehternet por tubos e pela rua.

Mensagem  kid Dom 03 Jan 2010, 04:39

X-Flies escreveu:Se passam pelo teu quadro é porque tens cabos stp, certo?
Essa perda de 20Mb acontece com os cabos stp ou utp?
Se usar cabos stp estes vão estar isolados dessa interferência?
Diferença de preço entre utp e stp?
São necessárias fichas/tomadas específicas para stp?

Actualmente está assim:
Passar cabos ehternet por tubos e pela rua. Antesr
Existe um cabo eléctrico que vem do meu quadro para esta casa pela rua, cravado na parede. Entra pela tubagem do tubo coaxial e liga à ficha eléctrica por um fio que passa da tomada da tv para a tomada eléctrica. Tenho uma tomada RJ11, que penso que tenha acesso ao exterior, que não está a ser usada. Desta tomada coaxial vai outro cabo para a tomada coaxial onde tenho a televisão.

A ideia era usar a tubagem do coaxial ou a da ficha RJ11 para o cabo entrar em casa.
Em princípio uso do RJ11. Aplico uma tomada RJ45 no lugar da RJ11, depois aplico tomadas RJ45/TV no lugar das de TV. No primeiro local ligo o D-Link à RJ 45 e depois a LAN1 do router à RJ45/TV, passando um cabo ethernet, junto com o coaxial, até à RJ45/TV onde tenho a televisão.
Passar cabos ehternet por tubos e pela rua. Depois

O cabo ethernet poderá nem entrar em contacto com o cabo eléctrico.
Da forma que estou a planear fazê-lo, isso só acontecerá se eu os quiser trazer juntos pela parede exterior. É mais fácil assim porque é só colocar abraçadeiras de plástico a unir os dois cabos, doutra forma tenho que furar a parede para cravar o cabo ethernet e assim este passar afastado do eléctrico.


a passar pelo quadro electrico tenho um cabo que os tecnicos deixaram ca em casa, porque eu disse que logo passava.
no cabo nao diz utp nem stp, so diz iptv, mas tem um revestimento extra como o stp.
fichas stp acho que nao vale a pena.
interferencia tens sempre, com o stp tens é menos, mas nada que seja preocupante, eu transmito filmes HD 1080p do pc do quarto para a sala sem problemas nenhuns.
preços nao estou a par, tenta procurar qualquer coisa na net.

so outra coisa, toma atençao ao que o mBit disse:
Convém meteres tubagens no exterior para passar o tal cabo utp/stp, se não, ao final de alguns meses, com o sol/frio/chuva, o cabo vai começar a degradar-se.

cumps. kid
kid
kid

Mensagens : 276
Data de inscrição : 16/06/2008
Idade : 33

Ir para o topo Ir para baixo

Passar cabos ehternet por tubos e pela rua. Empty Re: Passar cabos ehternet por tubos e pela rua.

Mensagem  X-Flies Dom 03 Jan 2010, 17:54

warpower escreveu:
X-Flies escreveu:Ainda não usei, isto é o projecto... Acho que a Televés e a Legrand têm mas ainda não procurei.
No ebay há, mas como a casa tem espelhos e fichas Legrand ia ver se encontrava igual.

Acho que vais ter dificuldade em encontrar.

WP

A Televés tem, a Legrand também. É só pedir numa casa que venda material destas marcas, podem ter que encomendar. Ainda ontem à noite vi as da televés montadas no bar onde fui. TV+SAT+RJ45. Eu vou tentar arranjar na leiritrónica, estou a pensar comprar lá todo o material.

mBiT escreveu:Convém meteres tubagens no exterior para passar o tal cabo utp/stp, se não, ao final de alguns meses, com o sol/frio/chuva, o cabo vai começar a degradar-se.

Como aquilo vai passar mesmo juntinho às telhas, por baixo do beirado, nem estava a pensar nisso... lol. É uma questão de ver o preço do metro disso...
X-Flies
X-Flies

Mensagens : 58
Data de inscrição : 22/10/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Passar cabos ehternet por tubos e pela rua. Empty Re: Passar cabos ehternet por tubos e pela rua.

Mensagem  X-Flies Qua 06 Jan 2010, 20:40

Depois de ir ver o D-Link da sapo reparei que aquilo não tem entrada wan... fixe!

Lembrei-me agr de outra situação, será que se colocar um router com wds poderá apanhar o sinal do thompson e ser usado para ligar à box por cabo?

O dinheiro que gasto em cabos, fichas, tubagens e afins chega bem para um TP-Link...

Cumps.
X-Flies
X-Flies

Mensagens : 58
Data de inscrição : 22/10/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Passar cabos ehternet por tubos e pela rua. Empty Re: Passar cabos ehternet por tubos e pela rua.

Mensagem  X-Flies Dom 17 Jan 2010, 02:40

meio caminho andado... lol
ligação entre as fichas TV/FM/RJ45 completa e testada...
ainda falta fazer a passagem pela rua e para a ficha rj45 de entrada.
cada tubo para proteger os cabos no exterior mede 3m e não cabem no carro...
X-Flies
X-Flies

Mensagens : 58
Data de inscrição : 22/10/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Passar cabos ehternet por tubos e pela rua. Empty Re: Passar cabos ehternet por tubos e pela rua.

Mensagem  mendonça Dom 17 Jan 2010, 03:05

hahahaha tanto trabalho...

Sou contra o PLC,.. ainda pem que ninguem sugeriu,....


mas a esta altura a casa deve parecer uma "arvore de natal" com cabos a sair e a entrar no telhado

E uma solução Wi-fi? antigamente a PT entregava uns ruckus, (que ainda tenho a trabalhar sem nenhum problema, mas existem no mercado uns equipamentos "brigde" que ligam a Wi.Fi do router e tem uma saida RJ45.... faz um ponto de rede para qualquer equipamento,(impressora)

mendonça

Mensagens : 49
Data de inscrição : 12/01/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Passar cabos ehternet por tubos e pela rua. Empty Re: Passar cabos ehternet por tubos e pela rua.

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos