O Fórum d'omeumeo
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

PT testa velocidades até 10 Gigabits em Aveiro

5 participantes

Ir para baixo

PT testa velocidades até 10 Gigabits em Aveiro Empty PT testa velocidades até 10 Gigabits em Aveiro

Mensagem  MigD Sex 24 Jul 2009, 16:05



23-07-09: Quinta Feira

Equipamento óptico permitirá velocidades de Internet até 10 gibabits por segundo

O equipamento de fibra óptica hoje apresentado pela PT Inovação, Instituto das Telecomunicações e Universidade de Aveiro poderá ser lançado no mercado dentro de um ano, levando a casa dos consumidores Internet com velocidades ultra-rápidas, até 10 gibabits por segundo.


"Com as tecnologias de fibra óptica, conseguimos trabalhar em centenas de gigabits por segundo (Gbps). O objectivo do projecto é a massificação da banda ultra larga, acima dos dois gigabits por segundo até casa dos utilizadores", disse o investigador auxiliar no Instituto de Telecomunicações (IT) de Aveiro, Paulo André.

O projecto "ONT 10 Gb", terminal de fibra óptica que converte o sinal de fibra em sinal digital em casa dos consumidores, foi desenvolvido ao longo de dois anos, podendo chegar ao mercado em 2011 e assim que barreiras ao nível dos equipamentos, dos servidores e do preço dos terminais forem sendo ultrapassadas, como salientou o presidente executivo da Portugal Telecom, Zeinal Bava.

Protótipo

A apresentação do protótipo, um projecto 100 por cento português, decorreu nas instalações do IT em Aveiro, onde foi possível assistir a demonstrações de redes de acesso em fibra óptica GPON com uma velocidade de largura de banda de 700 megabits por segundo.

"A banalização de 3D (três dimensões) vai ser uma das razões para aumentar a velocidade", exemplificou o responsável da PT.

"Potenciar a experiência da PT"

Zeinal Bava afirmou que um dos objectivos da operadora é "garantir que haja um 'cluster' tecnológico que potencie a experiência da PT e dos fabricantes portugueses no mundo".

"O nosso objectivo é transformar Portugal numa referência. Nós somos pioneiros não só no trabalho laboratorial, mas também estamos a testar os nossos produtos e serviços. Este acervo de informação é um valor acrescentado muito importante", salientou.

Televisão de alta definição e 3D

Segundo a PT, o "ONT 10 Gb" antecipa as necessidades de largura de banda decorrentes da chegada ao mercado no curto prazo da Televisão Super HD (alta definição) e 3D e das plataformas de tele-presença.

A PT Inovação desenvolveu também um equipamento terminal que permite fazer uma oferta sobre a fibra óptica até um Gbps, que "constitui uma forte aposta para dar resposta à irreversível transformação das redes de comunicações, em que o novo meio passa a ser fibra óptica em substituição do cobre e do coaxial".

Preço de equipamentos por determinar

"Um Gbps pode estar disponível já. Mas ainda há barreiras físicas, como o preço dos equipamentos terminais e a capacidade de up-grade de banda pelos servidores", lembrou.

Questionado sobre a meta da PT de ligar um milhão de casas até ao final deste ano, Zeinal Bava resumiu: "É realizável".

Com Lusa
MigD
MigD

Mensagens : 70
Data de inscrição : 10/01/2009

Ir para o topo Ir para baixo

PT testa velocidades até 10 Gigabits em Aveiro Empty Re: PT testa velocidades até 10 Gigabits em Aveiro

Mensagem  Nuno Mendes Sex 24 Jul 2009, 16:34

Agora quero ver o que irá inventar a Zon para chegar aos calcanhares da PT...

Nuno Mendes

Mensagens : 188
Data de inscrição : 16/06/2008
Idade : 45
Localização : Massamá

Ir para o topo Ir para baixo

PT testa velocidades até 10 Gigabits em Aveiro Empty Re: PT testa velocidades até 10 Gigabits em Aveiro

Mensagem  Moreira_Meo Sex 24 Jul 2009, 18:30

Eu quero é vêr a Fibra, aqui na minha zona...

Fogo de vista é muito lindo, mas chegar á casa dos consumidores é que custa...tempo e dinheiro!

É esperar que a oferta de Fibra melhore, entretanto, pois uma oferta de Fibra a 20MB é ridículo! (aínda por cima com as condicionantes todas que foram impostas a esse tarifário)

Portanto, Sr. Bava, em vez de "cantar de galo", toca a colocar a Fibra á porta dos clientes!

Depois comparem com a Zon, etc...


Cumps,

Moreira_Meo. Wink
Moreira_Meo
Moreira_Meo

Mensagens : 272
Data de inscrição : 15/09/2008
Localização : Algures, nos arredores de Braga.

Ir para o topo Ir para baixo

PT testa velocidades até 10 Gigabits em Aveiro Empty Re: PT testa velocidades até 10 Gigabits em Aveiro

Mensagem  mBiT Sex 24 Jul 2009, 21:47

Moreira_Meo escreveu:Eu quero é vêr a Fibra, aqui na minha zona...

Fogo de vista é muito lindo, mas chegar á casa dos consumidores é que custa...tempo e dinheiro!

É esperar que a oferta de Fibra melhore, entretanto, pois uma oferta de Fibra a 20MB é ridículo! (aínda por cima com as condicionantes todas que foram impostas a esse tarifário)

Portanto, Sr. Bava, em vez de "cantar de galo", toca a colocar a Fibra á porta dos clientes!

Depois comparem com a Zon, etc...


Cumps,

Moreira_Meo. Wink


Sempre podes meter fibra da vodafone ou zon, que já andam espalhar fibra pelo pais todo à algum tempo...

Ah, pera... afinal não podes, porque esses operadores estão à espera que a pt construa a rede de fo para depois, colocarem o estado em cheque, com as Estorias do costume, para a poderem usarem, como foi com o cobre... ah pois é... Evil or Very Mad

E da vodafone/sonae, em relação a TV, nunca esperem mais do que apenas cobertura nos grandes centros urbanos.
mBiT
mBiT

Mensagens : 1011
Data de inscrição : 04/09/2008

Ir para o topo Ir para baixo

PT testa velocidades até 10 Gigabits em Aveiro Empty Re: PT testa velocidades até 10 Gigabits em Aveiro

Mensagem  Moreira_Meo Sex 24 Jul 2009, 23:57

mBiT escreveu:
Moreira_Meo escreveu:Eu quero é vêr a Fibra, aqui na minha zona...

Fogo de vista é muito lindo, mas chegar á casa dos consumidores é que custa...tempo e dinheiro!

É esperar que a oferta de Fibra melhore, entretanto, pois uma oferta de Fibra a 20MB é ridículo! (aínda por cima com as condicionantes todas que foram impostas a esse tarifário)

Portanto, Sr. Bava, em vez de "cantar de galo", toca a colocar a Fibra á porta dos clientes!

Depois comparem com a Zon, etc...


Cumps,

Moreira_Meo. Wink


Sempre podes meter fibra da vodafone ou zon, que já andam espalhar fibra pelo pais todo à algum tempo...

Ah, pera... afinal não podes, porque esses operadores estão à espera que a pt construa a rede de fo para depois, colocarem o estado em cheque, com as Estorias do costume, para a poderem usarem, como foi com o cobre... ah pois é... Evil or Very Mad

E da vodafone/sonae, em relação a TV, nunca esperem mais do que apenas cobertura nos grandes centros urbanos.

Eu bem disse que é esperar...principalmente por melhores ofertas de Fibra, no Meo.

Sei bem onde moro e se não fosse o Meo Cobre, não tinha alternativa, a não ser o satélite.

O que critíco é o "fogo de vista", com as declarações bombásticas sobre a Fibra...mas depois aparece um tarifário de 20MB, que não tem ponta por onde se lhe pegue. Não faz juz á designação "Fibra", e muito menos ao que já se anda a apregoar no título deste tópico.

É verdade, não tenho Clix, nem Vodafone, nem Zon. Infelizmente não tenho opção de escolha e sou "obrigado" a ter o que o Meo se lembra de "oferecer", aínda que seja pouco.

A Vodafone, aínda agora começou e está já a colocar funções inovadoras (refiro-me á função "Passou na TV" - que permite vêr um programa que já passou, mesmo que não tenha sido gravado), que nem o Meo aínda colocou com a sua Fibra...está á espera de quê?

Como sempre digo, sou cliente PT, mas nada me impede de apontar os defeitos do serviço Meo, quando eles existem.


Cumps,

Moreira_Meo. Wink
Moreira_Meo
Moreira_Meo

Mensagens : 272
Data de inscrição : 15/09/2008
Localização : Algures, nos arredores de Braga.

Ir para o topo Ir para baixo

PT testa velocidades até 10 Gigabits em Aveiro Empty Re: PT testa velocidades até 10 Gigabits em Aveiro

Mensagem  mBiT Sáb 25 Jul 2009, 06:21

Moreira_Meo escreveu:
mBiT escreveu:
Moreira_Meo escreveu:Eu quero é vêr a Fibra, aqui na minha zona...

Fogo de vista é muito lindo, mas chegar á casa dos consumidores é que custa...tempo e dinheiro!

É esperar que a oferta de Fibra melhore, entretanto, pois uma oferta de Fibra a 20MB é ridículo! (aínda por cima com as condicionantes todas que foram impostas a esse tarifário)

Portanto, Sr. Bava, em vez de "cantar de galo", toca a colocar a Fibra á porta dos clientes!

Depois comparem com a Zon, etc...


Cumps,

Moreira_Meo. Wink


Sempre podes meter fibra da vodafone ou zon, que já andam espalhar fibra pelo pais todo à algum tempo...

Ah, pera... afinal não podes, porque esses operadores estão à espera que a pt construa a rede de fo para depois, colocarem o estado em cheque, com as Estorias do costume, para a poderem usarem, como foi com o cobre... ah pois é... Evil or Very Mad

E da vodafone/sonae, em relação a TV, nunca esperem mais do que apenas cobertura nos grandes centros urbanos.

Eu bem disse que é esperar...principalmente por melhores ofertas de Fibra, no Meo.

Sei bem onde moro e se não fosse o Meo Cobre, não tinha alternativa, a não ser o satélite.

O que critíco é o "fogo de vista", com as declarações bombásticas sobre a Fibra...mas depois aparece um tarifário de 20MB, que não tem ponta por onde se lhe pegue. Não faz juz á designação "Fibra", e muito menos ao que já se anda a apregoar no título deste tópico.

É verdade, não tenho Clix, nem Vodafone, nem Zon. Infelizmente não tenho opção de escolha e sou "obrigado" a ter o que o Meo se lembra de "oferecer", aínda que seja pouco.

A Vodafone, aínda agora começou e está já a colocar funções inovadoras (refiro-me á função "Passou na TV" - que permite vêr um programa que já passou, mesmo que não tenha sido gravado), que nem o Meo aínda colocou com a sua Fibra...está á espera de quê?

Como sempre digo, sou cliente PT, mas nada me impede de apontar os defeitos do serviço Meo, quando eles existem.


Cumps,

Moreira_Meo. Wink

O que a vodafone "inovou", já o meo tem quase desde o inicio. Vai ao videoclube, onde diz "CanaisTV". Tens lá muita coisa que deu e ficou mais tarde disponível no videoclube, gratuito!...

A questão do tarifario de 20M, para muitos, chega e sobra. Eu pessoalmente, tenho a minha linha a 11M, e 99% do tempo não uso sequer metade... A febre de downloads já me passou à muito.
mBiT
mBiT

Mensagens : 1011
Data de inscrição : 04/09/2008

Ir para o topo Ir para baixo

PT testa velocidades até 10 Gigabits em Aveiro Empty Re: PT testa velocidades até 10 Gigabits em Aveiro

Mensagem  Moreira_Meo Sáb 25 Jul 2009, 10:33

mBiT escreveu:

O que a vodafone "inovou", já o meo tem quase desde o inicio. Vai ao videoclube, onde diz "CanaisTV". Tens lá muita coisa que deu e ficou mais tarde disponível no videoclube, gratuito!...

A questão do tarifario de 20M, para muitos, chega e sobra. Eu pessoalmente, tenho a minha linha a 11M, e 99% do tempo não uso sequer metade... A febre de downloads já me passou à muito.

Parece-me que essa função que a Vodafone implementou, não é a mesma que o Meo tem com o Videoclube.

Acho mesmo que até já se comentou, aqui no Fórum:

https://omeumeo.forumeiros.com/meo-televiso-f1/possibilidades-da-plataforma-meo-t1016.htm

Parece-me algo mais do género, e cito o que está no tópico acima referido:

"Anytime: Algo que nós não temos. O serviço disponibiliza o que é conhecido como por quem tem Clix como Restart TV, assim como podemos ainda recuar mais no tempo, e ver programas que já acabaram através do guia, independentemente de termos gravado ou não os programas."

Quanto ao tarifário 20MB, Amigo mBiT, deves saber muito bem, que o problema não é "só" a velocidade de 20Mbps. É a oferta de canais, que não tem canais HD (pelo menos para já estão a título promocional), além de que as chamadas telefónicas só são gratuítas das 21h ás 09h.

Convenhámos que é muito pobrezinho, comparado ao tarifário 100MB.

E estámos aqui a falar de 20 MB, num tópico que tem a vêr com as velocidades "supersónicas" que andam a testar... 10GB/s

Portanto, a questão é esta:

A PT anuncia velocidades astronómicas, e na oferta coloca um serviço de Fibra 20MB, cheio de lacunas. Por 49,90 Euros, é melhor ter o serviço de Cobre, que apesar de não ter 20MB, pouco menos será, e é bem mais equilibrado, com canais HD permanentes, e telefone gratuíto 24h.

E sem falar no aluguer das boxes mais caro, no serviço Fibra....


Bom, cada um que tire as suas conclusões..

Eu continuo a esperar que a PT repense este tarifário 20MB, em termos de oferta, pois também me chegam os 20MB de velocidade, apenas não concordo com o resto, que referi acima.

Mais velocidade, só quando os preços baixarem, mas aí tem se de esperar sentado...que chegue á nossa casa (primeiro) e que baixe de preço (muito mais tarde).



Cumps,

Moreira_Meo. Wink
Moreira_Meo
Moreira_Meo

Mensagens : 272
Data de inscrição : 15/09/2008
Localização : Algures, nos arredores de Braga.

Ir para o topo Ir para baixo

PT testa velocidades até 10 Gigabits em Aveiro Empty Re: PT testa velocidades até 10 Gigabits em Aveiro

Mensagem  meomainzer Sáb 25 Jul 2009, 15:02

Eu penso assim, quando a fibra chegar aqui onde moro, digamos daqui a 1 ano ou 2, já a oferta comercial não tem nada a haver e espero para melhor. Por isso por enquanto não me preocupo muito com isso.

Com IPTV adsl foi igual, chegou aqui um ano depois do lançamento e já tinha grandes diferênças em termos de canais, funcionalidades e velocidade da net (8Mb para 16Mb).

Vão ver daqui a um ano já vos vai agradar mais esses tarifários...digo eu Cool
meomainzer
meomainzer

Mensagens : 586
Data de inscrição : 24/07/2008
Idade : 47

Ir para o topo Ir para baixo

PT testa velocidades até 10 Gigabits em Aveiro Empty Re: PT testa velocidades até 10 Gigabits em Aveiro

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos