O Fórum d'omeumeo
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Instalação Meo (Thomson TG784) + router Asus

2 participantes

Ir para baixo

Instalação Meo (Thomson TG784) + router Asus Empty Instalação Meo (Thomson TG784) + router Asus

Mensagem  eugenio Qua 30 Dez 2009, 03:18

Boa noite!

Tenho uma instalação fresquinha de Meo e tenho um problema que estou com dificuldade em ultrapassar:

Tinha antes do Meo uma instalação normal de Sapo ADSL, com um router Sagem fast 3102. Para poder distribuir net por mais PCs, tinha-o ligado a um router ASUS WL-500 GPremium, de uma forma muito simples: sai um cabo de rede do Sagem e entra na porta LAN 1 do Asus, tendo ligado um PC na porta LAN 4. A única coisa que tive que fazer foi no Asus definir o Gateway com o IP do Sagem, e nas definições da porte de rede fiz o mesmo. Aproveitei e até coloquei um IP fixo para ligar mais depressa.

Agora, o router foi trocado por um Thomson TG784, e não há maneira de colocar net no Asus:
- tentei apenas trocar os cabos, mas não deu;
- defini como gateway o IP do Thomson, no Asus, mas sem sucesso;
- testei com IPS automáticos, sem sucesso;
- testei com IP automático mas definindo o gateway manualmente, na porta de rede, sem sucesso;
- O PC ligado ao Asus agora só se liga a uma "Rede Desconhecida", que antes não existia.

Dados:
IP Asus: 192.168.1.1
IP Thomson: 192.168.1.254
Suposto Gateway: 192.168.1.254 (Thomson)

O que me está a falhar? É que depois de várias tentativas, começo a ficar um pouco frustrado...

Antes foi só ligar numa das LAN e definir gateways, mas agora complica... Se alguém pudesse ajudar, era impecável... Obrigado!

eugenio

Mensagens : 24
Data de inscrição : 30/12/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Instalação Meo (Thomson TG784) + router Asus Empty Re: Instalação Meo (Thomson TG784) + router Asus

Mensagem  rmcazevedo Qui 31 Dez 2009, 15:04

Olá Eugénio,

Penso que o problema será o DHCP... Tens o DHCP activo no router Asus?

Não percebo qual a lógica de colocares dois routers na rede... Será ligar por wireless ou adicionar portas lan? Caso sim, optaria por um ponto de acesso wireless ou um switch para adicionar pontos fixos...

Bem... Resumindo, verifica o DHCP no Asus, se estiver activo, desactiva. Nas redes baseadas no Thomson, este terá que ser o único equipamento a prestar serviços de DHCP, caso contrário dá raia!

Qq coisa manda prá gente!

Bom 2010!!
rmcazevedo
rmcazevedo

Mensagens : 19
Data de inscrição : 31/10/2009
Idade : 44
Localização : Porto

Ir para o topo Ir para baixo

Instalação Meo (Thomson TG784) + router Asus Empty Re: Instalação Meo (Thomson TG784) + router Asus

Mensagem  eugenio Qui 31 Dez 2009, 17:59

Olá rmcazevedo, obrigado pela resposta.

Já tenho o sistema funcional.

Tenho 2 routers porque já tinha o Asus, e como tem porta USB para partilha de impressora, não quero desperdiçar essa funcionalidade. O objectivo principal é adicionar pontos fixos (RJ45), e já agora aceder via wireless.

Como ficou funcional? Liguei o cabo que vem do Thomson à porta LAN 4 do Asus, e pronto. Tenho um PC ligado na porta 1 e funciona bem. O DHCP do Asus está activo, mas defini o gateway para o 192.168.1.254 do Thomson. O problema que houve é que na instalação, o técnico trocou 2 fios ao cravar a ficha RJ45, e não dava. Ontem eu cortei o cabo, e cravei novas fichas com a ordem correcta, e pronto, já dá. Estou a escrever no PC que queria ligar.

Obrigado e bom 2010!

eugenio

Mensagens : 24
Data de inscrição : 30/12/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Instalação Meo (Thomson TG784) + router Asus Empty Re: Instalação Meo (Thomson TG784) + router Asus

Mensagem  rmcazevedo Sex 01 Jan 2010, 19:13

Mesmo assim se fosse eu optava por desactivar o DHCP, não vás ter conflitos na rede...

Ahh... O router thomson tb permite partilha de impressoras na rede através de USB... Pesquisa no forum como fazer!
rmcazevedo
rmcazevedo

Mensagens : 19
Data de inscrição : 31/10/2009
Idade : 44
Localização : Porto

Ir para o topo Ir para baixo

Instalação Meo (Thomson TG784) + router Asus Empty Re: Instalação Meo (Thomson TG784) + router Asus

Mensagem  eugenio Sáb 02 Jan 2010, 00:57

Pois... O problema é que desactivando o DHCP do Asus deixo de lhe ter acesso ao painel de configuração... Sad
Para já atribui os IPs sem problemas...

Quanto ao print server no Thomson... bem, se não estivesse a 10 metros do escritório, seria boa ideia, mas assim não... Sou capaz de aproveitar a USB do Thomson para meter um disco externo, sei lá... Ainda não decidi...

eugenio

Mensagens : 24
Data de inscrição : 30/12/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Instalação Meo (Thomson TG784) + router Asus Empty Re: Instalação Meo (Thomson TG784) + router Asus

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos