O Fórum d'omeumeo
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Sem TV. Com Internet.

+2
mBiT
meo123
6 participantes

Ir para baixo

Sem TV. Com Internet. Empty Sem TV. Com Internet.

Mensagem  meo123 Qui 11 Fev 2010, 01:21

Fiquei hoje à noite sem TV (tenho MEO ADSL) mas a Internet funciona sem problemas.

Desliguei a box. Reinicei o router (Thomson TG787). Esperei até o LED "broadband" acender e liguei a box.

A box inicia. No mostrador aparece "12:00". Passados alguns minutos, aparece "16:00" e a palavra "meo" em fundo branco na televisão.

E daí não sai.

Reportei avaria e disseram que o problema é na "linha". Fantástico. A Internet funciona e o problema é na "linha".

Penso que o hora/código "16:00" indica que a box consegue comunicação com o router.

Alguém já algo parecido? Sem TV mas com Internet?

meo123

Mensagens : 92
Data de inscrição : 09/12/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Sem TV. Com Internet. Empty Re: Sem TV. Com Internet.

Mensagem  mBiT Qui 11 Fev 2010, 01:47

A box está ligada por cabo ou PLC? Já tentaste liga-la mesmo directa no router?
mBiT
mBiT

Mensagens : 1011
Data de inscrição : 04/09/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Sem TV. Com Internet. Empty PACOTES!

Mensagem  coragem Qui 11 Fev 2010, 01:59

se a set top box passa das 12 para as 16 é porque recebe alguns pacotes mas nao todos, tens o telefone a funcionar? se sim, fazer reset de fabrica,nao resulta, trocar a box, se a linha o telefone tambem nao funcionar isso nao vale a pena explicar, nao podes fazer nada a nao ser um tecnico....

coragem

Mensagens : 40
Data de inscrição : 11/02/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Sem TV. Com Internet. Empty Re: Sem TV. Com Internet.

Mensagem  meo123 Qui 11 Fev 2010, 02:12

mBiT escreveu:A box está ligada por cabo ou PLC?
Por cabo (nunca usei PLC).

coragem escreveu:tens o telefone a funcionar? se sim, fazer reset de fabrica,nao resulta, trocar a box, se a linha o telefone tambem nao funcionar isso nao vale a pena explicar, nao podes fazer nada a nao ser um tecnico....
Telefone funciona. Internet funciona.

Eu não quero perder as gravações que tenho na box. Ao fazer um "reset de fábrica", não arrisco a limpar todas as gravações?

Obrigado pelas respostas.

meo123

Mensagens : 92
Data de inscrição : 09/12/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Sem TV. Com Internet. Empty SE A BOX ESTIVER AVARIADA, ....

Mensagem  coragem Qui 11 Fev 2010, 02:16

VAIS PERDER TODAS AS GRAVAÇOES NA MESMA, SINTO MUITO

coragem

Mensagens : 40
Data de inscrição : 11/02/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Sem TV. Com Internet. Empty RESET NAO APAGA DISCO RIGIDO

Mensagem  coragem Qui 11 Fev 2010, 02:24

FAZ LA O RESET!

coragem

Mensagens : 40
Data de inscrição : 11/02/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Sem TV. Com Internet. Empty Re: Sem TV. Com Internet.

Mensagem  meo123 Qui 11 Fev 2010, 02:56

coragem escreveu:VAIS PERDER TODAS AS GRAVAÇOES NA MESMA, SINTO MUITO
Vou perder todas as gravações "na mesma"?
Desculpa-me mas eu não entendo o que queres dizer por "na mesma".

meo123

Mensagens : 92
Data de inscrição : 09/12/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Sem TV. Com Internet. Empty NAO

Mensagem  coragem Qui 11 Fev 2010, 02:57

PODES FAZER RESET DE FABRICA QUE NAO VAI APAGAR AS GRAVAÇOES

coragem

Mensagens : 40
Data de inscrição : 11/02/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Sem TV. Com Internet. Empty Re: Sem TV. Com Internet.

Mensagem  meo123 Qui 11 Fev 2010, 03:19

Agora tenho o mostrador a passar a mensagem "falha ligação".
A box é uma KMM-3010.

meo123

Mensagens : 92
Data de inscrição : 09/12/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Sem TV. Com Internet. Empty Re: Sem TV. Com Internet.

Mensagem  keipha Qui 11 Fev 2010, 03:20

fazer reset de fábrica não á box mas sim ao router. Isso quando acontece costuma ser problema do router. Com um palito carrga no buraco onde diz "reset" até o router reiniciar. Claro que vais perder é a configuração da net e de wireless. Mas se souberes configurar novamente, configura. senão espera pelo técnico.

keipha

Mensagens : 7
Data de inscrição : 08/08/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Sem TV. Com Internet. Empty Re: Sem TV. Com Internet.

Mensagem  Jovim Qui 11 Fev 2010, 03:56

experimenta fazer o seguinte se isso do router não funcionar:

Desligas a box atrás no botão, voltas a ligar e quando aparecer no display "a inicializar) ou algo do género voltas a desligar no botão e voltas a ligar... faz este ciclo três vezes na quarta vez não voltes a desligar em principio vai aparecer a mensagem "em download" se nenhuma das sugestões que te deram incluindo esta funcionar então é porque há problema em algum lado!

(eu dei esta informação pois não sei se carregar no botão de reset atrás faz a mesma coisa nunca experimentei pois quando preciso não me dá jeito estar e retirar a box de onde está!)

Cumps e boa sorte com o problema!

Jovim

Mensagens : 63
Data de inscrição : 20/09/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Sem TV. Com Internet. Empty Re: Sem TV. Com Internet.

Mensagem  meo123 Qui 11 Fev 2010, 04:35

keipha, fiz o "reset" de fábrica ao router (tive que configurar o acesso por PPPoE e repôr a senha da rede sem-fios) e ficou tudo na mesma: a box inicia, mostra a mensagem "Sistem em recuperação [...]" na televisão e pouco depois aparece a mensagem "Foi detectado um problema [...]" na televisão e "Falha Ligação" no mostrador.

Jovim, esse foi o procedimento para que segui para fazer o reset à box. É só depois que aparece a mensagem "Falha Ligação" no mostrador.

Já verifiquei o cabo que liga a box ao router. Está tudo bem.

Das duas, uma: ou a box deu o berro, ou o problema na "linha" afecta apenas a ligação de IPTV (o que é possível pois o circuito ATM é -- penso eu -- independente do acesso à Internet).

meo123

Mensagens : 92
Data de inscrição : 09/12/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Sem TV. Com Internet. Empty Re: Sem TV. Com Internet.

Mensagem  meo123 Qui 11 Fev 2010, 15:45

Já está resolvido.

Hoje de manhã ainda não funcionava mas, há pouco, voltei a ligar a box e esta descarregou e instalou o software. Já posso de novo aceder às a todos os canais do meu serviço e às gravações (que não foram apagadas).

Parece que o problema sempre era da "linha"...

meo123

Mensagens : 92
Data de inscrição : 09/12/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Sem TV. Com Internet. Empty Re: Sem TV. Com Internet.

Mensagem  keipha Sex 12 Fev 2010, 00:22

meo123 escreveu:Já está resolvido.

Hoje de manhã ainda não funcionava mas, há pouco, voltei a ligar a box e esta descarregou e instalou o software. Já posso de novo aceder às a todos os canais do meu serviço e às gravações (que não foram apagadas).

Parece que o problema sempre era da "linha"...

Não acredito muito que fosse da linha. Se ela dava o erro logo no inicio, muito provavelmente o disco dessa box já conheceu melhores dias. É provavel que te volte a acontecer brevemente. Espero que não.

keipha

Mensagens : 7
Data de inscrição : 08/08/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Sem TV. Com Internet. Empty cabo

Mensagem  coragem Sex 12 Fev 2010, 01:41

como viste que o cabo está bom?

coragem

Mensagens : 40
Data de inscrição : 11/02/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Sem TV. Com Internet. Empty Re: Sem TV. Com Internet.

Mensagem  meo123 Sex 12 Fev 2010, 12:41

coragem escreveu:como viste que o cabo está bom?
Usei mais do que um cabo. Liguei estes cabos a um portátil. Nunca houve problemas no portátil mas na box o problema era sempre o mesmo ("falha ligação").

Porque é que dizem que não pode ser da "linha"?

Reparem que é figurado: é claro que não há nem havia nada de errado na linha propriamente dita se a ligação DSL é e era estabelecida sem problemas. A prova disso é o facto do acesso Internet não ter sido afectado.

Eu estive a ver a configuração do router. Parece-me que há dois circuitos ATM que são estabelecidos. Um (VPI/VCI: 0/35) para acesso Internet e outro (1/35) para IPTV.

A hipótese que coloco é que houve um problema no circuito para IPTV.

Isso ou a box resolveu funcionar 4 horas depois da PT ter enviado um SMS a informar que brevemente iriam resolver o problema.

Já agora alguém sabe dizer porque é ainda temos acesso à Internet em cima de ATM? Eu não consigo perceber porque é ainda se utiliza uma tecnologia com tamanha ineficiência. Basta ver que a largura de banda efectivamente disponível é aprox. <sync> * (48/54). Por exemplo, no meu caso o modem DSL sincroniza a 12.287kbps em download mas só consigo descarregar a 1.360 kBytes/s.

12% em perdas por ineficiência de protocolo é muita coisa. Principalmente quando "circuito" até é um conceito que tende a desaparecer. Há muita companhia de telecomunicações a basear as suas infraestruturas em puro "packet switching". A tecnologia de IP de hoje tem soluções de QoS que -- na minha ignorância -- tornam o ATM num dinossauro a precisar de um meteorito.

meo123

Mensagens : 92
Data de inscrição : 09/12/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Sem TV. Com Internet. Empty Re: Sem TV. Com Internet.

Mensagem  meo123 Sex 12 Fev 2010, 12:52

keipha escreveu:muito provavelmente o disco dessa box já conheceu melhores dias.
Talvez. A verdade é que os ícones de gravação e disco também piscavam quando aparecia a mensagem "falha ligação" no mostrador.

keipha escreveu: provavel que te volte a acontecer brevemente. Espero que não.
Pois...

meo123

Mensagens : 92
Data de inscrição : 09/12/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Sem TV. Com Internet. Empty Re: Sem TV. Com Internet.

Mensagem  keipha Sáb 13 Fev 2010, 04:10

meo123 escreveu:
coragem escreveu:como viste que o cabo está bom?
Usei mais do que um cabo. Liguei estes cabos a um portátil. Nunca houve problemas no portátil mas na box o problema era sempre o mesmo ("falha ligação").

Porque é que dizem que não pode ser da "linha"?

Reparem que é figurado: é claro que não há nem havia nada de errado na linha propriamente dita se a ligação DSL é e era estabelecida sem problemas. A prova disso é o facto do acesso Internet não ter sido afectado.

Eu estive a ver a configuração do router. Parece-me que há dois circuitos ATM que são estabelecidos. Um (VPI/VCI: 0/35) para acesso Internet e outro (1/35) para IPTV.

A hipótese que coloco é que houve um problema no circuito para IPTV.

Isso ou a box resolveu funcionar 4 horas depois da PT ter enviado um SMS a informar que brevemente iriam resolver o problema.

Já agora alguém sabe dizer porque é ainda temos acesso à Internet em cima de ATM? Eu não consigo perceber porque é ainda se utiliza uma tecnologia com tamanha ineficiência. Basta ver que a largura de banda efectivamente disponível é aprox. <sync> * (48/54). Por exemplo, no meu caso o modem DSL sincroniza a 12.287kbps em download mas só consigo descarregar a 1.360 kBytes/s.

12% em perdas por ineficiência de protocolo é muita coisa. Principalmente quando "circuito" até é um conceito que tende a desaparecer. Há muita companhia de telecomunicações a basear as suas infraestruturas em puro "packet switching". A tecnologia de IP de hoje tem soluções de QoS que -- na minha ignorância -- tornam o ATM num dinossauro a precisar de um meteorito.

O IPTV já naõ assente na rede ATM, mas sim em MPLS.

keipha

Mensagens : 7
Data de inscrição : 08/08/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Sem TV. Com Internet. Empty Re: Sem TV. Com Internet.

Mensagem  meo123 Seg 15 Fev 2010, 14:26

keipha escreveu:O IPTV já naõ assente na rede ATM, mas sim em MPLS.
Isso é interessante e deve ter sido por imposição prática, não foi? Deve ser complicado implementar uma distribuição de dados em "broadcast" por ATM.

Já agora, há alguns planos para também mudar o acesso Internet para um rede de comutação de pacotes?

meo123

Mensagens : 92
Data de inscrição : 09/12/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Sem TV. Com Internet. Empty Re: Sem TV. Com Internet.

Mensagem  mr_zener Qui 18 Fev 2010, 14:11

A PT penso que já tem a infra-estrutura preparada para receber o acesso á internet via IP, aliás no wholesale ADSL.PT penso que seja isso a que eles se referem! Agregação ATM e IP.
Provavelmente quando o serviço foi iniciado, o ATM já estava implementado em grande escala na rede, e como tal fazer uma migração, deve ser algo dispendioso e complicado.

Só acho que foi mal pensado "transportarem" este sistema para a fibra!

mr_zener

Mensagens : 65
Data de inscrição : 14/11/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Sem TV. Com Internet. Empty Re: Sem TV. Com Internet.

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos