O Fórum d'omeumeo
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

MEO em LCD com imagem pequena

+3
R3volution
Nuno Mendes
vinhas
7 participantes

Ir para baixo

MEO em LCD com imagem pequena Empty MEO em LCD com imagem pequena

Mensagem  vinhas Qui 18 Dez 2008, 18:37

Olá a todos,

Tenho um LCD Samsung de 32 polegadas Full HD e configurei a meo box para os 1080i. Quando estou a ver um canal SD, a imagem fica a 4:3, apesar da tv estar definida para 16:9. Isto já não acontece com os canais em HD, que ocupam o ecran inteiro. O que se passa? Como posso por os canais SD em 1080i e a dar em 16:9?

Obrigado

vinhas

Mensagens : 5
Data de inscrição : 05/11/2008

Ir para o topo Ir para baixo

MEO em LCD com imagem pequena Empty Re: MEO em LCD com imagem pequena

Mensagem  Nuno Mendes Qui 18 Dez 2008, 18:50

vinhas escreveu:Olá a todos,

Tenho um LCD Samsung de 32 polegadas Full HD e configurei a meo box para os 1080i. Quando estou a ver um canal SD, a imagem fica a 4:3, apesar da tv estar definida para 16:9. Isto já não acontece com os canais em HD, que ocupam o ecran inteiro. O que se passa? Como posso por os canais SD em 1080i e a dar em 16:9?

Obrigado

carrega na tecla debaixo do 9 e escolhes esticar

Nuno Mendes

Mensagens : 188
Data de inscrição : 16/06/2008
Idade : 45
Localização : Massamá

Ir para o topo Ir para baixo

MEO em LCD com imagem pequena Empty Re: MEO em LCD com imagem pequena

Mensagem  R3volution Dom 01 Fev 2009, 16:50

Nuno Mendes escreveu:
carrega na tecla debaixo do 9 e escolhes esticar

a mim tb me acontece o mesmo... essa dica serve para desenrascar... mas não existe outra forma? é que assim fica mesmo esticada a imagem, não correspondendo à verdade Neutral

R3volution

Mensagens : 115
Data de inscrição : 28/01/2009
Localização : Baixo-Alentejo

Ir para o topo Ir para baixo

MEO em LCD com imagem pequena Empty Re: MEO em LCD com imagem pequena

Mensagem  killyou Dom 01 Fev 2009, 17:22

R3volution escreveu:
Nuno Mendes escreveu:
carrega na tecla debaixo do 9 e escolhes esticar

a mim tb me acontece o mesmo... essa dica serve para desenrascar... mas não existe outra forma? é que assim fica mesmo esticada a imagem, não correspondendo à verdade Neutral

Concordo contigo esticando a imagem a qualidade perde-se... ainda ninguem sabe outra maneira?

killyou

Mensagens : 8
Data de inscrição : 14/12/2008

Ir para o topo Ir para baixo

MEO em LCD com imagem pequena Empty Re: MEO em LCD com imagem pequena

Mensagem  XomeumeoX Sex 06 Fev 2009, 09:06

As TV LCD da Samsung têm vários formatos, inclusivamente o que pretendem, que estica a imagem uniformemente para preencher a tv e sem "engordar" as pessoas, mas que obviamente corta uma parte substancial da imagem tanto em cima como em baixo. Experimentem.
Se não gostarem, então não há alternativa. É o problema de comprar LCD 16:9 1366x768 para ver SD 4:3 765x576. Pura e simplesmente a tecnologia LCD não presta para usar imagens de resolução não nativa, principalmente se for inferior, e ainda mais se for num formato panorâmico diferente.
Além disso, o 720p (p de progressivo) é superior ao 1080i principalmente nas filmagens com muitos movimentos rápidos (ex: futebol), enquanto que o 1080i (i de interlaçado) é mais indicado se estiverem a ver um filme de um Blu-ray (ou do TVCine HD, ou do Videoclube HD) com essa resolução e a TV for Full-HD, ou seja, se tiver os 1920x1080 pixels.
Quem tiver TV normais (sistema PAL: 4:3 768x576), que faça o máximo esforço para as manter até que hajam canais HD decentes e/ou TDT. É sem dúvida alguma o melhor nos próximos meses (ou par de anos?).

Mas no vosso caso, sendo uma TV 32'', em princípio será HD-ready - que acaba por ser a resolução indicada para esse tamanho, uma vez que o Full HD seria exagerado e não melhoraria nada, pelo contrário - o ideal será deixar a Meobox a transmitir em 720p, que tem mais qualidade de imagem e é o mais indicado neste momento, quer relativamente ao tamanho e especificações prováveis da TV, quer relativamente aos canais HD. Depois é uma questão de gosto: (1) continuam a ver em 4:3 real com os lados do ecrâ em preto (o que eu prefiro nesse caso), (2) usam a opção de esticar e ficam a ver anões e gordos e uma imagem desagradável, (3) ou esticam a imagem sem distorção e ficam com as partes superior e inferior cortadas, e com uma imagem que também não é grande coisa, mas ainda assim a mais indicada para ver os filmes dos canais SD (normais) que têm a chamada 'fita' preta e/ou os programas em Pal-Plus verdadeiro que são raríssimos hoje em dia.

XomeumeoX

Mensagens : 58
Data de inscrição : 21/07/2008

Ir para o topo Ir para baixo

MEO em LCD com imagem pequena Empty Re: MEO em LCD com imagem pequena

Mensagem  mBiT Sex 06 Fev 2009, 12:39

reclamar com os canais para que comecem a emitir em hd
mBiT
mBiT

Mensagens : 1011
Data de inscrição : 04/09/2008

Ir para o topo Ir para baixo

MEO em LCD com imagem pequena Empty Re: MEO em LCD com imagem pequena

Mensagem  R3volution Sex 06 Fev 2009, 17:01

mBiT escreveu:reclamar com os canais para que comecem a emitir em hd

era bom era... talvez quando vier a fibra óptica...

tenho estado a usar a versão esticada, depois de um tempo acaba por se habituar... Neutral

R3volution

Mensagens : 115
Data de inscrição : 28/01/2009
Localização : Baixo-Alentejo

Ir para o topo Ir para baixo

MEO em LCD com imagem pequena Empty Re: MEO em LCD com imagem pequena

Mensagem  mBiT Sex 06 Fev 2009, 17:05

não é preciso ter FO para ter emissões HD... aliás, os canais nacionais já transmitem os seus conteúdos por FO para o "centro de emissão" das operadoras de tv, é só uma questão de passarem a emitir em HD e as operadoras facilmente distribuem dessa forma tambem.

e tb, dvb-t permite HD
mBiT
mBiT

Mensagens : 1011
Data de inscrição : 04/09/2008

Ir para o topo Ir para baixo

MEO em LCD com imagem pequena Empty Re: MEO em LCD com imagem pequena

Mensagem  spark Seg 16 Fev 2009, 22:35

o que é estranho é que na zon este problema não acontece e em principio a origem da imagem é a mesma. a qualidade SD é mesmo bastante má.

spark

Mensagens : 31
Data de inscrição : 03/02/2009

Ir para o topo Ir para baixo

MEO em LCD com imagem pequena Empty Re: MEO em LCD com imagem pequena

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos