O Fórum d'omeumeo
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Imagem via SCART vs HDMI

+2
rOOdolff
valente274
6 participantes

Ir para baixo

Imagem via SCART vs HDMI Empty Imagem via SCART vs HDMI

Mensagem  valente274 Dom 18 Jan 2009, 03:16

Boas,
Tenho meo satélite há 5 meses. A TV só tem uma entrada HDMI e prefiro ocupá-la com o meu mediaplayer. Finalmente comprei um Switc HDMI. Qual não é o meu espanto quando ao ligar a meo box por HDMI vejo que a imagem por cabo SCART afinal é muito melhor. Para tirar a dúvida coloco a TV com a função PIP. Metade do ecran com HDMI e a outra metade com SCART. Ambas tendo como fonte a Meo Box. A diferença nota-se perfeitamente. Nem nos canais HD (NG e Eurosport) a ligação HDMI supera a SCART. Porque será? O que se estará a passar? Alguém tem alguma dica? As diferenças são sobretuda na nitidez da imagem, em que a SCART é muito melhor. Além disso nota-se perfeitamente que pela ligação HDMI perdem-se muito mais pormenores do que com o cabo SCART. Alguém tem uma explicação?


Última edição por valente274 em Dom 18 Jan 2009, 16:28, editado 2 vez(es)

valente274

Mensagens : 6
Data de inscrição : 18/01/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Imagem via SCART vs HDMI Empty Re: Imagem via SCART vs HDMI

Mensagem  rOOdolff Dom 18 Jan 2009, 15:08

Ja agora, junto aqui a duvida deste amigo: falaram algures que a meo andava a faxer testes para faxer upscalling... alguem sabe algo sobre isto!? poderia ser uma soluçao para o problema dest coleg n!?
rOOdolff
rOOdolff

Mensagens : 417
Data de inscrição : 04/12/2008
Localização : Esposende/ Porto

Ir para o topo Ir para baixo

Imagem via SCART vs HDMI Empty Re: Imagem via SCART vs HDMI

Mensagem  nipnip Dom 18 Jan 2009, 17:12

assim há primeira vista eu diria que o switch é o culpado...

quanto ao resto eu diria que pode ser também do cabo usado por exemplo. em condições normais uma imagem por hdmi é sempre mais "verdadeira" do que por scart... o que muitas vezes acontece é que por esse motivo acabam por se notar imperfeições que já vêm da fonte e que no scart são disfarçadas porque se perde resolução...

nipnip

Mensagens : 272
Data de inscrição : 31/07/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Imagem via SCART vs HDMI Empty Re: Imagem via SCART vs HDMI

Mensagem  valente274 Dom 18 Jan 2009, 20:03

nipnip escreveu:assim há primeira vista eu diria que o switch é o culpado...

quanto ao resto eu diria que pode ser também do cabo usado por exemplo. em condições normais uma imagem por hdmi é sempre mais "verdadeira" do que por scart... o que muitas vezes acontece é que por esse motivo acabam por se notar imperfeições que já vêm da fonte e que no scart são disfarçadas porque se perde resolução...

A minha primeira atitude foi logo também culpar o switch. Claro que tratei logo de despistar esta questão. Liguei o meu melhor cabo HDMI directamente da Meo Box ao televisor, em simultâneo com o SCART. Depois é só colocar o PIP em tamanho grande e temos a mesma imagem lado a lado. Resultado: o SCART bate o HDMI de longe.

Um amigo meu também já me referiu acerca das imperfeições que o HDMI é capaz de revelar quando a fonte é de má qualidade. Mas aqui a questão é que não se trata da má qualidade da imagem que o HDMI não perdoa. Trata-se sim de um nitidez superior através do SCART (maior contraste) e de se conseguir observar pormenores de imagem que o HDMI não consegue revelar.

Esse meu amigo também me disse que o problema deve estar na configuração da ligação HDMI da própria Meo Box, à qual o utilizador não tem acesso.

Não sei... Sad

valente274

Mensagens : 6
Data de inscrição : 18/01/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Imagem via SCART vs HDMI Empty Re: Imagem via SCART vs HDMI

Mensagem  nipnip Dom 18 Jan 2009, 20:53

em situação alguma hdmi é pior que scart...

nipnip

Mensagens : 272
Data de inscrição : 31/07/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Imagem via SCART vs HDMI Empty Re: Imagem via SCART vs HDMI

Mensagem  valente274 Seg 19 Jan 2009, 00:09

nipnip escreveu:em situação alguma hdmi é pior que scart...

Este comentário não ajuda. A realidade que tenho é exactamente o contrário dessa afirmação. Por isso tenho que questionar a sua veracidade. Se assim não fosse, esse forum não teria qualquer utilidade.

Se estou a fazer algo mal então digam. Foi por isso que iniciei este tópico. Por esta situação me parecer muito estranha.

Não podem é simplesmente dizer que o que afirmo é impossível sem contestarem os meus métodos ou sem vocês próprios testarem. Não basta afirmar. Já testaste em simultâneo como eu , nipnip?

Eu pelo menos já avancei com a possível causa: A configuração BCC (brighteness, color, contrast) da MEO box no que respeita à ligação HDMI não é a mesma que o SCART. Função essa que o utilizador não tem acesso...

valente274

Mensagens : 6
Data de inscrição : 18/01/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Imagem via SCART vs HDMI Empty Re: Imagem via SCART vs HDMI

Mensagem  nipnip Seg 19 Jan 2009, 02:06

valente274 escreveu:
nipnip escreveu:em situação alguma hdmi é pior que scart...

Este comentário não ajuda. A realidade que tenho é exactamente o contrário dessa afirmação. Por isso tenho que questionar a sua veracidade. Se assim não fosse, esse forum não teria qualquer utilidade.

Se estou a fazer algo mal então digam. Foi por isso que iniciei este tópico. Por esta situação me parecer muito estranha.

Não podem é simplesmente dizer que o que afirmo é impossível sem contestarem os meus métodos ou sem vocês próprios testarem. Não basta afirmar. Já testaste em simultâneo como eu , nipnip?

Eu pelo menos já avancei com a possível causa: A configuração BCC (brighteness, color, contrast) da MEO box no que respeita à ligação HDMI não é a mesma que o SCART. Função essa que o utilizador não tem acesso...

por hdmi recebes exactamente aquilo que a fonte envia não há volta a dar... tu podes considerar que o scart tem melhor qualidade porque a imagem é mais artificial, mais "esbatida" o que disfarça aquilo que tu consideras ser uma má imagem quando ligas por hdmi

nipnip

Mensagens : 272
Data de inscrição : 31/07/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Imagem via SCART vs HDMI Empty Re: Imagem via SCART vs HDMI

Mensagem  valente274 Seg 19 Jan 2009, 03:57

nipnip escreveu:
valente274 escreveu:
nipnip escreveu:em situação alguma hdmi é pior que scart...

Este comentário não ajuda. A realidade que tenho é exactamente o contrário dessa afirmação. Por isso tenho que questionar a sua veracidade. Se assim não fosse, esse forum não teria qualquer utilidade.

Se estou a fazer algo mal então digam. Foi por isso que iniciei este tópico. Por esta situação me parecer muito estranha.

Não podem é simplesmente dizer que o que afirmo é impossível sem contestarem os meus métodos ou sem vocês próprios testarem. Não basta afirmar. Já testaste em simultâneo como eu , nipnip?

Eu pelo menos já avancei com a possível causa: A configuração BCC (brighteness, color, contrast) da MEO box no que respeita à ligação HDMI não é a mesma que o SCART. Função essa que o utilizador não tem acesso...

por hdmi recebes exactamente aquilo que a fonte envia não há volta a dar... tu podes considerar que o scart tem melhor qualidade porque a imagem é mais artificial, mais "esbatida" o que disfarça aquilo que tu consideras ser uma má imagem quando ligas por hdmi

já vi que não vale a pena... Devo estar a falar chinês!

valente274

Mensagens : 6
Data de inscrição : 18/01/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Imagem via SCART vs HDMI Empty Re: Imagem via SCART vs HDMI

Mensagem  nipnip Seg 19 Jan 2009, 04:19

valente274 escreveu:
nipnip escreveu:
valente274 escreveu:
nipnip escreveu:em situação alguma hdmi é pior que scart...

Este comentário não ajuda. A realidade que tenho é exactamente o contrário dessa afirmação. Por isso tenho que questionar a sua veracidade. Se assim não fosse, esse forum não teria qualquer utilidade.

Se estou a fazer algo mal então digam. Foi por isso que iniciei este tópico. Por esta situação me parecer muito estranha.

Não podem é simplesmente dizer que o que afirmo é impossível sem contestarem os meus métodos ou sem vocês próprios testarem. Não basta afirmar. Já testaste em simultâneo como eu , nipnip?

Eu pelo menos já avancei com a possível causa: A configuração BCC (brighteness, color, contrast) da MEO box no que respeita à ligação HDMI não é a mesma que o SCART. Função essa que o utilizador não tem acesso...

por hdmi recebes exactamente aquilo que a fonte envia não há volta a dar... tu podes considerar que o scart tem melhor qualidade porque a imagem é mais artificial, mais "esbatida" o que disfarça aquilo que tu consideras ser uma má imagem quando ligas por hdmi

já vi que não vale a pena... Devo estar a falar chinês!

das duas uma ou é o teu julgamento subjectivo de qual é a melhor imagem que te está a baralhar ou então é a televisão que ao colocar os dois inputs simultaneamente no ecra faz asneira...
não há nenhuma hipótese estando tudo a trabalhar correctamente de teres mais detalhe numa ligação scart do que numa hdmi

nipnip

Mensagens : 272
Data de inscrição : 31/07/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Imagem via SCART vs HDMI Empty Re: Imagem via SCART vs HDMI

Mensagem  valente274 Seg 19 Jan 2009, 16:44

nipnip escreveu:
valente274 escreveu:
nipnip escreveu:
valente274 escreveu:
nipnip escreveu:em situação alguma hdmi é pior que scart...

Este comentário não ajuda. A realidade que tenho é exactamente o contrário dessa afirmação. Por isso tenho que questionar a sua veracidade. Se assim não fosse, esse forum não teria qualquer utilidade.

Se estou a fazer algo mal então digam. Foi por isso que iniciei este tópico. Por esta situação me parecer muito estranha.

Não podem é simplesmente dizer que o que afirmo é impossível sem contestarem os meus métodos ou sem vocês próprios testarem. Não basta afirmar. Já testaste em simultâneo como eu , nipnip?

Eu pelo menos já avancei com a possível causa: A configuração BCC (brighteness, color, contrast) da MEO box no que respeita à ligação HDMI não é a mesma que o SCART. Função essa que o utilizador não tem acesso...

por hdmi recebes exactamente aquilo que a fonte envia não há volta a dar... tu podes considerar que o scart tem melhor qualidade porque a imagem é mais artificial, mais "esbatida" o que disfarça aquilo que tu consideras ser uma má imagem quando ligas por hdmi

já vi que não vale a pena... Devo estar a falar chinês!

das duas uma ou é o teu julgamento subjectivo de qual é a melhor imagem que te está a baralhar ou então é a televisão que ao colocar os dois inputs simultaneamente no ecra faz asneira...
não há nenhuma hipótese estando tudo a trabalhar correctamente de teres mais detalhe numa ligação scart do que numa hdmi

Claro que alguma coisa não está bem. Por isso é que vim aqui pedir ajuda para descobrir o que poderá estar mal. Mas que é um facto que o SCART está com mais detalhe que o HDMI, lá isso é! Por isso é que vim aqui perguntar porquê? Exactamente por achar que não devia ser. Mas neste momento é o que se passa. E não sei mais o que fazer para descobrir onde está o mal.

valente274

Mensagens : 6
Data de inscrição : 18/01/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Imagem via SCART vs HDMI Empty Re: Imagem via SCART vs HDMI

Mensagem  André Ter 20 Jan 2009, 13:52

A experiência que eu efectuei foi colocar com a função PIP, em simultâneo, o Meo através de HDMI e a TVcabo através de SCART e, sem dúvida que Meo-HDMI tinha muito melhor imagem do que TVcabo-SCART, mas não experimentei colocar em comparação Meo-HDMI versus Meo-SCART, pelo que aí, não posso emitir opinião.

André

Mensagens : 5
Data de inscrição : 11/01/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Imagem via SCART vs HDMI Empty Re: Imagem via SCART vs HDMI

Mensagem  napalm Ter 20 Jan 2009, 14:37

Que configuração tens no menu de ecra do meo? ja meteste em 720p ou 1080i?
E tirares umas fotos dos 2 casos, scart em 4:3 normal, e hdmi em 720p, um canal hd de prederencia...

eu tenho meo por iptv por hdmi mas ainda n testei por scart, depois digo qq coisa

napalm

Mensagens : 26
Data de inscrição : 16/01/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Imagem via SCART vs HDMI Empty Re: Imagem via SCART vs HDMI

Mensagem  napalm Ter 20 Jan 2009, 16:35

Fiz agora o teste, e apesar de nao ser muito bom nisto, pareceu-me muito melhor em hdmi que em scart... isto num lcd de 32'' da lg

napalm

Mensagens : 26
Data de inscrição : 16/01/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Imagem via SCART vs HDMI Empty Re: Imagem via SCART vs HDMI

Mensagem  valente274 Ter 20 Jan 2009, 18:45

napalm escreveu:Que configuração tens no menu de ecra do meo? ja meteste em 720p ou 1080i?
E tirares umas fotos dos 2 casos, scart em 4:3 normal, e hdmi em 720p, um canal hd de prederencia...

eu tenho meo por iptv por hdmi mas ainda n testei por scart, depois digo qq coisa

Boas,

O Meo satélite, ao contrário do meo IP, não tem opções para essas definições. Portanto, aí não há nada a fazer. Continuei com os testes e vou tentar clarificar melhor o que vejo.

Quanto a contornos das imagens, tenho que admitir que o HDMI produz menos "ruídos"/sombras. No entanto, a imagem HDMI é MUITO mais baça do que a SCART, que apresenta cores muito mais vivas e límpidas. Quem olha para uma imagem não pode olhar para a outra. A SCART é muito mais agradável.

Se a imagem tem letras, o que acontece sempre que usamos o menu, nota-se que o HDMI tem um melhor contorno das letras. Sem ruído. Mas não passa disto. Porque a SCART é muito mais clara. Parece que no HDMI o contraste está colocado a "zero" e a imagem fica muito baça. Obviamente que se aumentar o contraste da TV isso também se reflecte no SCART e a diferença mantém-se.

Quant a detalhes da imagem verifico também que o SCART ultrapassa o HDMI. Por exemplo, num jogo de futebol, existem alguns planos em que é possível distinguirmos perfeitamente as folhinhas da relva com o SCART. No HDMI vê-se apenas uma pasta verde uniforme. Mas não se distingue folha nenhuma. Nos grandes planos de um rosto, por exemplo, com o SCART é possível distinguir as imperfeições e cicatrizes da pele. Com o HDMI parece que a imagem é feita no FotoShop ou então que a pessoa está bastante maquilada, porque é tudo liso e uniforme.

Enfim, não sei mais o que dizer...

valente274

Mensagens : 6
Data de inscrição : 18/01/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Imagem via SCART vs HDMI Empty Re: Imagem via SCART vs HDMI

Mensagem  nipnip Dom 25 Jan 2009, 14:03

valente274 escreveu:
napalm escreveu:Que configuração tens no menu de ecra do meo? ja meteste em 720p ou 1080i?
E tirares umas fotos dos 2 casos, scart em 4:3 normal, e hdmi em 720p, um canal hd de prederencia...

eu tenho meo por iptv por hdmi mas ainda n testei por scart, depois digo qq coisa

Boas,

O Meo satélite, ao contrário do meo IP, não tem opções para essas definições. Portanto, aí não há nada a fazer. Continuei com os testes e vou tentar clarificar melhor o que vejo.

Quanto a contornos das imagens, tenho que admitir que o HDMI produz menos "ruídos"/sombras. No entanto, a imagem HDMI é MUITO mais baça do que a SCART, que apresenta cores muito mais vivas e límpidas. Quem olha para uma imagem não pode olhar para a outra. A SCART é muito mais agradável.

Se a imagem tem letras, o que acontece sempre que usamos o menu, nota-se que o HDMI tem um melhor contorno das letras. Sem ruído. Mas não passa disto. Porque a SCART é muito mais clara. Parece que no HDMI o contraste está colocado a "zero" e a imagem fica muito baça. Obviamente que se aumentar o contraste da TV isso também se reflecte no SCART e a diferença mantém-se.

Quant a detalhes da imagem verifico também que o SCART ultrapassa o HDMI. Por exemplo, num jogo de futebol, existem alguns planos em que é possível distinguirmos perfeitamente as folhinhas da relva com o SCART. No HDMI vê-se apenas uma pasta verde uniforme. Mas não se distingue folha nenhuma. Nos grandes planos de um rosto, por exemplo, com o SCART é possível distinguir as imperfeições e cicatrizes da pele. Com o HDMI parece que a imagem é feita no FotoShop ou então que a pessoa está bastante maquilada, porque é tudo liso e uniforme.

Enfim, não sei mais o que dizer...

num jogo de futebol por hdmi não distingues as folhinhas da relva e por scart sim? mesmo que apenas tenhas o hdmi ligado?
ou a tua televisão com a função PIP está a sinalizar mal qual é o HDMI e qual é o SCART ou então de facto tens aí um grave problema e o melhor mesmo é chamar um espírita

nipnip

Mensagens : 272
Data de inscrição : 31/07/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Imagem via SCART vs HDMI Empty boa noite a todos

Mensagem  edu_bapt Ter 27 Jan 2009, 00:11

eu não tenho a mesma opinão de ti porque tambem tenho meo box por satelite e tenho outra box e ligadas ambas por hadmi e o sinal é muito bom em relação ao scarte

edu_bapt

Mensagens : 22
Data de inscrição : 27/01/2009
Idade : 46
Localização : santa maria da feira

Ir para o topo Ir para baixo

Imagem via SCART vs HDMI Empty Re: Imagem via SCART vs HDMI

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos