O Fórum d'omeumeo
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

MEO VOIP e SAPO configurado no Trixbox (Asterisk)

2 participantes

Ir para baixo

MEO VOIP e SAPO configurado no Trixbox (Asterisk) Empty MEO VOIP e SAPO configurado no Trixbox (Asterisk)

Mensagem  DiogoLuis Seg 05 Abr 2010, 19:47

Neste últimos dias tenho estado de volta da configuração de um trixbox que não é mais que um conjunto de aplicações(Asterisk, FreePBX,etc) num único e fácil de usar pacote.

Depois de muitos problemas e de muitas pesquisas lá consegui colocar o VOIP do MEO (21XXXXXX) e o VOIP SAPO (302XXXXXX) a funcionar, conjuntamente com a minha conta do 12Voip.com (4.8 cêntimos para telemóvel e grátis rede fixa, sem falar dos preços super baixo para outros países). Uma das razões de querer ter um trixbox em casa é também pela possibilidade de conseguir receber chamadas via 21 ou 30 no estrangeiro. Para quem não sabe, não se consegue usar o VOIP Sapo fora de Portugal, pelo menos no Brasil não funciona e depois de contactar o Suporte do MEO disseram que não funciona fora do País.

O trixbox pode ser instalado numa máquina Virtual, tenho o meu numa VMware dentro do meu WHS (Windows Home Server). Sem problemas na qualidade de Som e sem problemas no Streaming de HD para o Popcorn.

Primeiro têm que ir ao Thomson e desligar o VOIP (para ele deixar em paz e sossego a porta 5060) e configurar as seguintes portas para o vosso Trixbox:

UDP - 5060-5080
UDP - 10001-20000


Configurações do trixBox:

VOIP MEO:

Trunk
PEER Details:
Código:
username=+35121XXXXXXX
type=friend
secret=PASSWORD
registername=+35121XXXXXXX
qualify=yes
port=5070
insecure=very
host=proxy.voip.sapo.pt
fromuser=+35121XXXXXXX
fromdomain=voip.sapo.pt
dtmfmode=rfc2833
disallow=all
context=custom-get-did-from-sip
canreinvite=yes
call-limit=2
authname=+35121XXXXXXX
auth=+35121XXXXXXX:PASSWORD@voip.sapo.pt
allow=ulaw&alaw
progressinband=yes
nat=yes

Register String:
Código:
+35121XXXXXXX@voip.sapo.pt:PASSWORD:+35121XXXXXXX@proxy.voip.sapo.pt:5070/21XXXXXXX

Para quem tem um 3020XXXXX as configurações são as mesmas. Agora, porque o MEO não envia o DID (numero para o qual está a ser feita a chamada, o nosso numero de telefone), quando temos dois números não conseguimos saber para que numero foi feito a chamada que estamos a receber. Para isso o context está igual a "custom-get-did-from-sip". ( http://www.freepbx.org/support/documentation/howtos/how-to-get-the-did-of-a-sip-trunk-when-the-provider-doesnt-send-it-and- )

O extensions_custom.conf tem que conter a seguintes linhas:

Código:
[custom-get-did-from-sip]
exten => s,1,Goto(from-trunk,${CUT(CUT(SIP_HEADER(To),@,1),:,2)},1)

Se só usam 1 numero então coloquem o context=from-trunk no settings do Trunk.

Não se esqueçam que para quem só utiliza um numero para no Inbound Route deixar tudo a vazio.

Penso ser tudo, mas se tiverem problemas digam que tento ajudar. Foram muitas horas para colocar o trixbox a funcionar bem com as 3 contas de VOIP que tenho.

DiogoLuis

Mensagens : 57
Data de inscrição : 08/11/2009

Ir para o topo Ir para baixo

MEO VOIP e SAPO configurado no Trixbox (Asterisk) Empty Re: MEO VOIP e SAPO configurado no Trixbox (Asterisk)

Mensagem  mr_zener Ter 06 Abr 2010, 00:33

Eu usei o VOIP SAPO na Alemanha sem problemas, isto á algum tempo atrás, e tinha uma qualidade de som muito boa.

mr_zener

Mensagens : 65
Data de inscrição : 14/11/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos